Rádios On-line
SAÚDE

Fato ou fake: Vacina só faz efeito quando há reação?

Mensagens circulam por redes sociais com informação falsa de que a vacina só “funciona” quando quem tomou tem reações físicas

24 JUN 2021 - 13h:59Por Isabelly Melo

Mensagens em redes sociais e aplicativos de mensagem dizem que a vacinação contra a covid-19 só é efetiva quando há reações, como dores no local da aplicação, dor de cabeça, febre etc. A CBN Campo Grande conversou com o médico infectologista Rivaldo Venâncio Da Cunha, coordenador de vigilância de saúde e Laboratório de Referência da Fundação Oswaldo Cruz, que desmentiu a informação, ou seja, é #FAKE.

Conforme o infectologista, não há correlação com a efetividade dos imunizantes e reações corporais, sendo que, cada organismo reage de uma forma. “Não significa, em hipótese alguma, que a pessoa que tomou a vacina e não apresentou quaisquer reações, que a vacina não vai proteger essa pessoa. Não é verdade isso”, alertou Venâncio.

Ainda conforme o médico, ter reações a vacina não significa que a pessoa terá uma melhor proteção contra o vírus, apenas de que o corpo dela reagiu de tal forma, sem correlação com a porcentagem de eficácia do imunizante.

“A proteção dela é dada por igual para todas as pessoas independente de apresentarem ou não reações imediatas ou após a vacinação. Seja dor local ou uma reação sistêmica”, explicou o médico.

Participe!

Recebeu uma mensagem duvidosa? Quer certificar se é Fato ou #Fake? Entre em contato com a CBN Campo Grande pelo WhatsApp (67) 9 9932-3500, envie a mensagem, áudio, foto ou vídeo em questão que a nossa equipe vai atrás da veracidade dos dados.

Deixe seu Comentário