RÁDIOS
Campo Grande, 19 de março

Geraldo Resende lamenta posição de Marquinhos Trad em relação a decreto

Gestores haviam acordado medidas restritivas na última quinta-feira (10), porém prefeito da capital "voltou atrás"

Por Thais Cintra
14/06/2021 • 18h50
Compartilhar

O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende disse que lamenta a posição tomada por Marquinhos Trad, prefeito de Campo Grande, sobre a publicação do decreto que desrespeita as medidas restritivas orientadas pela classificação de riscos da bandeiras do Programa de Saúde e Segurança da Economia (PROSSEGUIR). “Fico perguntando o que levou o prefeito a romper um compromisso que tinha a sua própria assinatura e o aval de dois de seus secretários e o procurador do Município”, indagou o secretário. 

A declaração do secretário foi informada nesta segunda-feira (14), através do Portal MS. Segundo os critérios adotados tecnicamente pelo Prosseguir, Campo Grande e outras 43 cidades do estado estão em bandeira cinza, (risco extremo para covid-19). Essa classificação permite apenas o funcionamento de atividades consideradas essenciais.

No entanto, o prefeito da capital reclassificou a cidade na bandeira vermelha (risco alto para covid-19). A SES alega que decisão do munícipe, pode gerar um possível aumento no número de casos de covid na capital, nos óbitos, bem como uma superlotação ainda maior e falta de leitos de UTI na macrorregião. 

CBN: BANNER CTC MARÇO 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Resende, a decisão do prefeito se torna ainda mais questionável tendo em vista que na quinta-feira (10), o prefeito junto ao secretário municipal de Saúde José Mauro e outras autoridades municipais e estaduais, estiveram reunidos na SES. Na ocasião, Marquinhos Trad entregou um documento se comprometendo a seguir as medidas restritivas impostas pela bandeira cinza do Prosseguir e solicitando prazo de 72h para o município se organizar para adotar as medidas necessárias.

 O secretário disse que o Ministério Público Estadual seguramente está atento a essa questão e deverá tomar as providências cabíveis. “O que eu mais espero, porém, é que essa medida não resulte em mais mortes por covid em nossa capital", explicou.         

Situação

Conforme a SES, Mato Grosso do Sul se encontra em um dos piores momentos da pandemia contra a covid-19, com média diária de 40 óbitos e 1.605 casos novos de Covid, totalizando 7.517 vidas perdidas pela doença e 314.445 casos confirmados de Coronavírus.

As quatro macrorregiões do Estado estão com ocupação global entre 90% e 100%, chegando a extrapolar o percentual de 100% para leitos de UTI pelo SUS. 182 pessoas aguardam no Estado por leitos, sendo 92 pacientes internados em unidades de Saúde de Campo Grande aguardando por leitos adequados.

Devido à falta de leitos, 31 pessoas tiveram que ser enviadas para serem internadas em outros Estados, sendo cinco moradores de Campo Grande.

Informações da SES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande