Rádios On-line
SUCESSÃO

Gestão bem estruturada garante vida longa a negócio familiar

De cada 100 empresas constituídas em ambiente familiar apenas 25 sobrevivem

24 JUL 2019 - 17h:00Por Gabi Couto/CBN

A governança corporativa é muito além do cumprimento de leis, regulamentos e demonstração de resultados. O sistema estabelece regras para a separação de interesses familiares e empresariais, discute temas fundamentais, define processos, direitos e deveres, delega responsabilidades e orienta a tomada de decisões. O termo se tornou mais conhecido nos últimos anos, quando foram divulgados casos de má prática de governança envolvendo grandes corporações no País. "A governança é um tema importante e praticado por empresas em todo o Brasil preocupadas com o futuro. De fato, com a crise de imagem exposta por organizações nos últimos anos e com os olhares dos investidores para as companhias brasileiras, mais famílias se preocuparam com esse tema", explica Luiz Marcatti, CEO da Mesa Corporate Governance, consultoria especializada em governança corporativa e sucessão de empresas familiares.

Para o especialista, a longevidade sustentável do negócio é outro foco da governança corporativa. Quando bem estruturada, agrega maior valor às empresas, mantém o ambiente focado na construção do futuro, no alcance de resultados, além de auxiliar no relacionamento com os clientes, funcionários e dirigentes.

As estruturas e práticas de governança corporativa e familiar serão abordadas pelo executivo em um workshop direcionado a empresários de Mato Grosso do Sul. O evento apresentará a percepção de valor da governança, formas de relacionar melhor a empresa com seus públicos e a importância de separar questões familiares das empresariais. O encontro será realizado no próximo dia 25 de julho, no IEL (Instituto Euvaldo Lodi), vinculado ao FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).

O workshop vai criar um ambiente de discussão para que os participantes pensem estrategicamente no futuro dos seus negócios e discutam as competências necessárias para a empresa. Marcatti ressalta que as boas práticas de governança corporativa dependem de conselhos de sócios e de administração ativos, formação antecipada de herdeiros e estratégia efetiva de sucessão familiar. “É preciso criar estruturas focadas na longevidade da empresa, garantindo segurança e sustentabilidade da corporação no longo prazo”, conclui.  

Sobre Luiz Marcatti 

CEO da MESA Corporate Governance, é administrador de empresas com especialização em comércio exterior, marketing, certificado em mediação pelo Instituto Familiae – SP e formação de Conselheiro de administração pelo IBGC. Com 40 anos de experiência profissional, atuou como executivo do mercado financeiro com passagens pela área internacional do Banco Francês e Brasileiro e pela área comercial – varejo e middle market – do Banco Mercantil de São Paulo. Há 19 anos, atua como consultor voltado para a Formação e Desenvolvimento de Executivos com processos de treinamento e coaching, em projetos de Gestão e Governança Corporativa. É membro das Comissões de Capacitação e Recursos Humanos do IBGC, membro associado da National Association of Corporate Directors (NACD) e professor de Governança Corporativa nos MBA´s da Business School São Paulo e da FIA/São Paulo. Também atua como membro independente de Conselhos de Administração. É coautor do livro “Nos Bastidores da Educação Brasileira”.

 

Sobre a MESA

Primeira consultoria brasileira a se dedicar com prioridade à dimensão humana da governança corporativa, que envolve os relacionamentos entre Conselho de Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Conselho de Família e o principal executivo de uma empresa. A empresa é constituída por uma equipe de consultores especialistas e experientes que atendem às necessidades nos diferentes momentos de modernização de empresas de origem familiar ou multissocietárias, quer sejam de capital fechado ou com ações listadas em bolsas de valores. Também é filiada às seguintes entidades e instituições: AMCHAM Brasil, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ICGN – International Corporate Governance Network, FBN – Family Business Network e NACD – National Association of Corporate Directors.

Serviço

Workshop: “Estruturas e práticas de governança corporativa e familiar”

Palestrante: Luiz Marcatti, CEO da Mesa Corporate Governance

Data: 25 de julho de 2019, das 8h às 18h

Local: IEL (Av. Afonso Pena, 1031 - bairro Amambaí - Campo Grande)

Inscrições: http://www.ms.iel.org.br/cursos/estruturas-e-praticas-de-governanca-corporativa-e-familiar/84

Realização: IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul)

Informações: (67) 3044-2143

 

 

Deixe seu Comentário

Rádio CBN CG

Ver Todos os Vídeos