RÁDIOS
Campo Grande, 23 de abril

Governo envia ao Congresso Nacional Plano Mais Brasil

Medidas têm como objetivo enxugar a máquina pública e destravar a economia

Por Márcia Paravizzi
09/11/2019 • 08h40
Compartilhar

O governo federal entregou, nesta semana, ao Congresso Nacional,  propostas de emenda à Constituição  do Plano Mais Brasil  para enxugar a máquina pública e destravar a economia. No entanto, alguns pontos das propostas são polêmicos, como a medida que está inserida no Pacto Federativo e que pode extinguir municípios que tenham até 5 mil habitantes.

Outra medida é a PEC emergencial, que permite o corte de salário e da  jornada de servidores públicos e proíbe a  restruturação de carreiras  e contratação de  concursos públicos quando União, estados ou municípios estiverem com as contas em colapso. 

No caso dos estados, os mecanismos de ajuste serão acionados sempre que a despesa corrente exceder 95% da receita corrente, por um ano. O objetivo é evitar o aumento da dívida pública.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, também promete dar trabalho para o governo aprovar no Congresso,  a extinção de  municípios com até 5 mil moradores, que  poderão ser incorporados a cidades vizinhas caso arrecadem menos que 10% de suas receitas totais, dependendo de transferências da União e dos Estados para arcar com suas despesas.

Ao total, quase 800 municípios seriam extintos e cerca de 20 mil cargos seriam eliminados. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, quatro municípios seriam extintos: Rio Negro, Jateí, Taquarussu e Figueirão. 

Na avaliação de deputados,  o Executivo terá dificuldades para aprovar no Congresso a extinção de municípios especialmente no ano que vem, por conta das eleições municipais. Com as mudanças do pacto federativo a equipe econômica promete liberar  R$ 400 bilhões para estados e municípios em 15 anos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande