Rádios On-line
CULTURA

Incêndio no Museu Nacional e extinção do Ibram ressignificam 12ª Primavera dos Museus

Na Capital, Museu das Culturas Dom Bosco encerra a eventualidade neste sábado, dia 22

21 SET 2018 - 13h:49Por João Ramos

A 12ª edição da Primavera dos Museus teve início em todo o país na segunda-feira, dia 17. O evento nacional também tem atividades desenvolvidas aqui em Campo Grande, no Museu das Culturas Dom Bosco.

Em entrevista à Rádio CBN, o profissional de museus Dirceu Maurício, responsável pelo Museu Dom Bosco, deu detalhes do evento deste ano.  Segundo ele, esta é uma primavera atípica: por conta do incêndio no Museu Nacional e por conta da medida que extinguiu o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Ouça:

ENTENDA

No dia 02 deste mês, o Museu Nacional foi tomado por um grave incêndio que destruiu boa parte do acervo histórico preservado no local. Uma semana depois, no dia 10, o presidente Michel Temer sancionou uma medida provisória que autoriza o Poder Executivo a instituir a Agência Brasileira de Museus (Abram), que, na prática, substuiria o Ibram. Leia na íntegra a Medida Provisória nº 850.

O Ibram se pronunciou em nota e garantiu que, até a efetiva instituição da Abram, o Instituto Brasileiro de Museus permanecerá à frente da gestão dos 30 museus vinculados e continuará cumprindo com suas atribuições.

Deixe seu Comentário