Rádios On-line
INFORME PUBLICITÁRIO

Indicadores de Produtividade: quais os principais para o seu negócio?

Os indicadores de produtividade na análise de desempenho e eficiência de uma empresa são essenciais

15 ABR 2021 - 11h:31Por Redação CBN

Afinal, o crescimento e o sucesso da sua empresa apenas serão determinados pela consistência dos resultados. Indicadores de produtividade, um tipo conhecido de KPIs (ou Key Performance Indicators), são medidas quantificáveis utilizadas para entender se os objetivos do negócio estão sendo atingidos. Através dos indicadores, é possível entender como anda a relação entre produção, recursos, processos e resultados da empresa em determinado período de tempo.

Quando se fala em indicadores de produtividade é importante compreender que não se trata de uma entrega quantitativa, mas fazer isso no menor tempo e manter a qualidade. Os indicadores de produtividade empresarial são parte essencial da medição dos sucessos e fracassos do seu negócio. É através dos KPIs que os gestores de negócios têm uma visão geral de como está o desempenho de seus negócios — ou setores individuais — a qualquer momento.

De forma objetiva, portanto, é possível dizer que os indicadores de produtividade servem como guias para a estratégia do negócio. Eles ajudam as organizações a entender se a empresa está indo na direção certa — e se não, para onde precisa voltar seus esforços e investimentos.

Para ser eficaz, um indicador de desempenho deve ser baseado em dados legítimos e deve fornecer um contexto que reflita os objetivos de negócios. Por isso, investir em plataformas digitais para fazer essa mensuração é tão importante. Dependendo do tipo de operação da sua empresa, o uso de indicadores de produtividade pode ser essencial para medir o desempenho em tempo real da sua empresa.

É um tipo de informação vital para negócios inseridos em segmentos de mercado altamente competitivos e cuja corrida contra concorrência é sempre um dos maiores objetivos. Assim, é possível detectar e entender os erros cometidos, traçando um novo plano de ação para não repeti-lo, ou mesmo corrigi-lo.

Ao compreender os processos internos e o que os afeta, os gestores conseguem otimizar demandas. Isso permite que você, como gestor, entenda como direcionar melhor os colaboradores, identificando oportunidades de melhorias nos processos, bem como necessidades de recursos específicos. É necessário ter organização para conduzir a empresa à cultura de melhoria contínua, onde os indicadores servirão como guia para um serviço integral e multidimensional para a companhia.

Com o sistema de gestão da TOTVS, você tem toda uma infraestrutura que pode auxiliar o seu backoffice — automatizando várias tarefas, integrando setores e centralizando os dados. Assim, o uso de indicadores de produtividade é essencial para diminuir os erros, engajar o time, aproveitar melhor os recursos e conquistar melhores resultados.

Deixe seu Comentário