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DESENVOLVIMENTO

Governador anuncia obra do anel viário de Porto Murtinho

Governador e secretários se reuniram com investidores da China e Taiwan

17 OUT 2019 - 08h:26Por Isabelly Melo

A Navios Logísticas da América do Sul, com sede em Nova Palmira (Uruguai), apresentou ao Governo de Mato Grosso do Sul o projeto de construção do porto de grãos e líquidos em Porto Murtinho, cidade situada na margem esquerda do Rio Paraguai e na fronteira do Estado com o Paraguai (distante 445 km de Campo Grande), que terá investimentos de R$ 120 milhões. 

Em audiência com o governador Reinaldo Azambuja e secretários, na tarde desta quarta-feira (16), a Navios Logística reafirmou a viabilidade do seu empreendimento, apostando na infraestrutura logística e no potencial do Estado como produtor de alimentos. Claudio Lopez, CEO do grupo, garantiu que o novo porto entra em operação em dezembro de 2020.

Reunião com investidores  Foto: Edemir Rodrigues

Durante o encontro, o governador anunciou o início da construção de uma obra vital para atender ao fluxo de caminhões e cargas ao porto: o contorno rodoviário, impedindo o tráfego pesado passando pela cidade. Acompanhando a comitiva, Michel Chain, operador da Hidrovia do Paraguai, destacou o compromisso do Estado em viabilizar o novo corredor de exportação.

“O governador foi sempre muito positivo em suas decisões para garantir que novo terminal portuário se tornasse realidade, identificando os gargalos e buscando soluções para atender os novos empreendimentos que se direcionam para Porto Murtinho”, disse ele, se referindo ao contorno rodoviário e às questões fitossanitárias, em discussão com o governo brasileiro.

Licenciamento ambiental

A liberação da licença definitiva de instalação do novo porto, a ser entregue pelo governador Reinaldo Azambuja no dia 25 deste mês, entusiasmou a toda a comitiva presente à audiência. Claudio Lopez, CEO da Navios Logísticas, saiu satisfeito do encontro: “Estamos entusiasmados sobre o investimento deste porto. Achamos que a instalação de última geração introduzirá uma vantagem de custos na cadeia de logística, melhorando o potencial de produção de Mato Grosso do Sul”, disse. 

Cláudio Lopez agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja pela obra do contorno rodoviário e pelo rápido processo de licenciamento do empreendimento, destacando o empenho e a dedicação do secretário Jaime Verruck, titular da pasta de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

A apresentação do projeto do terminal de Porto Murtinho contou com a presença de representantes das principais indústrias de alimentos da China e Taiwan, que visitam o Estado a convite da Navios Logísticas para conhecer as potencialidades locais em infraestrutura e no agronegócio. 

Murtinho, a melhor opção

Os futuros clientes do terminal também apresentaram ao governador um perfil de suas indústrias representam o poder aquisitivo agregado de cinco milhões de toneladas de grãos/ano e estão interessados na exportação de soja e milho pelo novo corredor. 

O representante de um dos grupos chineses, Dennis Lv, da Xiamen C&D Commodities, disse que ficou impressionado com o potencial do Estado e quer ampliar os acordos comerciais, destacando a pujança do Estado na produção de alimentos.

Cláudio Lopez, CEO da Navios Foto: Edemir Rodrigues

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, Mato Grosso do Sul deve ampliar em 700 mil hectares sua área plantada de soja, com proteção de chegar a 5,54 milhões de hectares em cinco anos. Na última safra, o Estado colheu 10 milhões de toneladas de soja

Para o secretário Jaime Verruck, a apresentação do projeto do novo porto e as declarações dos representantes das indústrias alimentícias da China e de Taiwan, presentes à reunião, do interesse em ampliar os negócios com Mato Grosso do Sul, deixaram claro a dimensão da logística e o alto grau de competitividade da nova rota de exportação do Estado. “Murtinho é a melhor opção, onde o produtor terá um ganho adicional de dez dólares por tonelada”, observou.

Ele disse que a China é hoje o principal importador de soja e milho do Estado, comprando 42% da produção, cuja demanda é crescente e crescerá com o novo porto.

Estrutura de última geração

“Olhando o mercado, a redução de custo substancial com a nova logística e os novos investidores, não restam dúvidas de que teremos uma nova Paranaguá, que também impressiona importadores, como os asiáticos, pela posição estratégica de Porto Murtinho e as potencialidades do Estado como produtor de alimentos”, acrescentou. 

A nova estrutura fluvial da Navios Logísticas, uma das maiores companhias de logística da América do Sul, operando hoje no Uruguai e Paraguai, terá capacidade para 800 mil toneladas de grãos e quatro tanques de 15 mil m³ para líquidos.

Devido ao moderno design e eficiente operação, os clientes também serão beneficiados significativamente pelas demoras reduzidas na carga e descarga de caminhões, comboios de barcaças e tempo de espera reduzido. “Achamos que esta nova instalação será a maior fonte de novos negócios para a comunidade, num processo revolucionário para toda a região, e será construída e operada utilizando equipamentos e mão-de-obra brasileiros”, afirmou Cláudio Lopez.

* Informações Assecom Portal do MS

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