RÁDIOS
Campo Grande, 20 de abril

Ladário vai liberar terminal de gado a criadores do Pantanal

Por Assessoria de Imprensa
11/11/2019 • 09h31
Compartilhar

Reunião do Sindicato Rural de Corumbá com a prefeitura de Ladário definiu que tão logo se resolvam questões relacionadas à regulamentação do porto fluvial do município, junto à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o terminal de embarque e desembarque de gado será liberado provisoriamente para atender os produtores rurais do Pantanal.

O prefeito de Ladário, Iranil Soares, assumiu o compromisso e garantiu que é prioridade da prefeitura, que pleiteia a concessão do porto – o processo tramita em Brasília -, a operacionalização imediata do terminal de gado. A suspensão de desembarque de animais, há dois anos, vem causando uma série de prejuízos à pecuária pantaneira.

O secretário municipal de Fomento e Desenvolvimento Econômico, Edil Benzi, disse que a prefeitura de Ladário tem o maior interesse em resolver esse impasse. “Sabemos da urgência e da necessidade dos pecuaristas em contar com a estrutura para escoar sua produção”, ressalvou, adiantando que o assunto está sendo tratado diretamente com o governo federal.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Para liberar o terminal precisamos dessa regulamentação do porto, que deve ocorrer nesta semana. O porto ainda está em nome da Portobras (Empresa de Portos do Brasil), extinta nos anos de 1990, e pertencente ao município de Corumbá. Precisamos fazer a atualização cartorária junto à União e estamos alinhados com Brasília”, explicou o secretário.

Morte de animais

O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite, destacou que a reunião com o prefeito Iranil Soares e o secretário Edil Benzi foi esclarecedora e que aguarda a liberação emergencial do terminal. Participaram do encontro os pecuaristas Manoel Martins de Almeida e Emílio César Miranda de Barros, conselheiros e ex-presidentes da entidade ruralista.

“Estamos desembarcando o gado na Prainha Vermelha, em Corumbá, onde, de cada 100 animais que chegam nos boieiros após três dias de viagem, 15 morrem por falta de estrutura mínima e adequada para receber os animais”, declarou Luciano Leite. “É uma situação impraticável, que se agrava com as dificuldades de acesso de caminhões ao porto-geral.”

Além de garantir uma solução imediata para a operacionalização do terminal de gado, o secretário Edil Benzi anunciou, na reunião, que o município de Ladário, tão logo seja declarado autoridade portuária e assume a concessão do porto fluvial, construirá uma nova estrutura para atender os produtores rurais do Pantanal, inclusive com área para descanso dos animais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande