RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Maioria dos municípios de MS está em risco médio de transmissão da Covid-19

Estado também não tem nenhuma cidade na bandeira cinza de risco extremo para a doença

Por Giovanna Dauzacker
21/07/2021 • 12h05
Compartilhar

Mato Grosso do Sul apresentou melhora no quadro da pandemia, segundo os novos dados do Programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), que foram divulgados nesta quarta-feira (21). Mais da metade dos 79 municípios estão na cor laranja, que representa médio risco para a transmissão do coronavírus, são 41 ao todo.

Além disso, o Estado continua sem nenhuma cidade na bandeira cinza, de grau extremo. Campo Grande e mais 31 cidades estão na cor vermelha, em que a recomendação é para funcionamento apenas de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco de contágio.

O Estado conta também com seis cidades em grau tolerável para a Covid-19, são elas: Douradina, Glória de Dourados, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Rochedo e Taquarussu.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No comparativo com o quadro anterior do Prosseguir, apenas 13 cidades regrediram de bandeira, 31 progrediram e 35 permaneceram na mesma classificação.

Durante a transmissão ao vivo, em que os dados da pandemia foram divulgados, o secretário de Saúde, Geraldo Resende, enfatizou que ao longo da semana os 79 municípios serão reavaliados e excepcionalmente será feita uma nova atualização do Prosseguir em razão da volta as aulas na rede estadual de ensino a partir de 2 de agosto.

"Nós faremos a divulgação excepcional na próxima semana para que nós possamos, dentro daquilo que discutimos com o setor da educação, municiar as informações para o retorno das aulas”, explicou.

Criado há exatos 13 meses, o Programa tem como objetivo nortear as decisões dos prefeitos para a efetivação de ações no combate à propagação do vírus, com método baseado em dados, informações e indicadores.

 

Casos de Covid

Na atualização dos dados do Boletim Epidemiológico Covid-19 desta sexta-feira (21), foram notificados 886 novos casos e mais 25 óbitos por complicações da doença foram confirmados em Mato Grosso do Sul.

A média móvel de casos confirmados na última semana está em 626,9 novos casos diários. Já a média diária de mortes por Covid nos últimos 7 dias está em 23,3. 

A taxa de contágio também segue registrando índices na casa dos 0.80 nesta segunda quinzena de julho, com 0.84 nesta quarta-feira (21). Ainda assim, o secretário de saúde, Geraldo Resende alertou para a tendência de aumento, já que em 18 de julho houve registro de 0.82 na taxa de contágio. “Precisamos avançar ainda mais no processo de imunização no nosso Estado”.

A taxa de ocupação global de leitos por macrorregião é de 80% em Campo Grande, 50% em Dourados, 59% em Três Lagoas e 59% em Corumbá. Dos casos ativos de Covid no Estado, 617 são pacientes internados em leitos clínicos (279) ou de Unidade de Terapia Intensiva (338). (Com informações do Portal do MS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande