Rádios On-line
ANÁLISE SOBRE COVID-19

Gestor público é responsável por controle da doença, diz Croda

Médico afirma que prefeitos têm o poder de adotar medidas para aumentar isolamento e controlar pandemia

3 JUL 2020 - 11h:44Por Redação/CBN

Em entrevista à Rádio CBN Campo Grande nesta sexta-feira (3) o médico, professor e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Júlio Croda, disse que o Estado entrou na "curva exponencial de casos" sobre a Covid-19. Para o pesquisador o mês de julho será o mais desafiador desde o início da pandemia em março. Essa semana Mato Grosso do Sul ultrapassou a barreira das 100 mortes.

Croda ressaltou também que controlar o avanço da doença é uma responsabilidade conjunta entre população e poder público. Sobre as pessoas, há evidências numéricas de que muitos estão ignorando o isolamento social, pois o mês começou com uma taxa de apenas 37,2% de isolamento, sendo que o ideal, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, seria 60%.

No entanto, o pesquisador foi enfático ao destacar que nas regiões mais críticas cabe sim ao gestor público adotar medidas para aumentar o isolamento social. "A partir do momento que o comércio está funcionando, o funcionário é obrigado a sair de casa e ir trabalhar. Caso contrário, ele é penalizado", disse ao citar que além dos funcionários, o fluxo comercial movimenta também consumidores e o transporte coletivo. Para Croda, apenas o gestor público tem "esse poder" de adotar medidas de restrição. "Não se pode atribuir responsabilidades apenas à população", ressaltou.

Deixe seu Comentário

Maílson interno

Rádio CBN CG

Ver Todos os Vídeos