RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

MS atinge recorde histórico na produção de açúcar

Foram 152% a mais de volume produzidos na safra 2020/21. Do total, mais de 60% foi exportado

Por Giovanna Dauzacker
26/04/2021 • 16h00
Compartilhar

Mato Grosso do Sul se consolidou como 5º maior produtor de açúcar do país na safra 2020/21. Segundo dados da Associação dos Produtores de Bioenergia (Biosul), o Estado produziu 1,8 milhão de toneladas do adoçante, 152% a mais que na temporada anterior, o que representa recorde histórico.

Do total de açúcar produzido, mais de 60% foi exportado. Foram 1,133 milhão de toneladas enviadas ao exterior que geraram faturamento de US$ 303 milhões. Em 2020, houve crescimento em cinco vezes das vendas ao mercado internacional, segundo informações da balança comercial.

Além disso, o Estado é o 4º maior produtor de cana-de-açúcar, com produção de 48,8 milhões de toneladas, crescimento de apenas 2,7% na comparação com a temporada anterior.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com relação à produção de etanol, houve queda de 14,12%, que se deve, principalmente ao aumento do açúcar produzido, segundo o presidente da Biosul, Roberto Hollanda. “Hora que se produz mais açúcar, etanol cai um pouco. Comparado ao consumo do Estado a gente produziu bastante. Somos o quarto maior estado em moagem de cana. E, se moi mais cana, a produção e energia aumenta”, explica.

Para o secretário estadual de Meio Ambiente, desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o setor é extremamente importante para a economia.

"Mato Grosso do Sul tem 18 mil usinas em operação que além de produzir etanol, açúcar e energia limpa a partir da biomassa, gera mais de 30 mil empregos diretos, principalmente na região sul do Estado. O setor representa a segunda maior massa salarial do Estado e atualmente ocupa 800 mil hectares", afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande