RÁDIOS
Campo Grande, 16 de abril

MS firma acordo que visa beneficiar 1.177 famílias assentadas

Programa tem objetivo de agilizar projetos de reforma agrária

Por Giovanna Dauzacker
20/05/2021 • 16h00
Compartilhar

Mato Grosso do Sul firmou, nesta semana, acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para execução do Programa de Consolidação de Assentamentos, que visa beneficiar 1.177 famílias assentadas.

O Produzir Brasil é desenvolvido pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e tem objetivo de agilizar o processo de consolidação dos projetos de reforma agrária com incentivo à produção em cadeias de valor que garantam desenvolvimento sustentável das famílias.

 

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

AnalisaCAR

O Estado tornou-se o primeiro com sistema próprio a aderir a ferramenta AnalisaCAR, que analisa dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), de forma automatizada, por meio de mapeamentos georreferenciados.

A tecnologia foi lançada na quinta-feira (13), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o acordo de cooperação foi firmado na última terça-feira (18).

A partir da análise dos dados declarados, os produtores rurais que estiverem com déficit de vegetação poderão iniciar a regularização ambiental dos imóveis e quem tiver excedentes pode acessar os benefícios da conservação ambiental, como as cotas de reserva.

Isso garante a regularidade ambiental das propriedades rurais e a preservação, além de impulsionar a agenda de restauração florestal do país.

Estão previstas as adesões de pelo menos dez estados até o fim deste ano. Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe devem ser os próximos a assinar o acordo de implantação. Segundo o MAPA, a ferramenta será disponibilizada para todo o país dentro de dois anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande