Você está em Campo Grande
Confirmar minha CidadeA nova cepa P1 do coronavírus já pode estar circulando em Mato Grosso do Sul. Amostras de pacientes já foram encaminhadas para Instituto Adolfo Lutz, que é referência no país. O alerta foi emitido para todos os secretários estaduais. A cepa P1 é mais agressiva e transmissível. Ela foi detectada em Manaus (AM) e São Paulo (SP).
Durante o boletim epidemiológico da doença divulgado nesta quarta-feira (27), o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, também afirmou que aguarda uma nova remessa de vacinas nesta semana. "Se isso se confirmar vamos iniciar a imunização nos idosos acima de 80 anos na semana que vem", revelou. Até o momento apenas idosos que moram em casas de repouso estão recebendo as doses.
Também foi confirmado o início do funcionamento do 'vacinômetro' de Mato Grosso do Sul. Os dados devem ser repassados a SES até o final desta semana e serão divulgados a partir de segunda-feira (1º).
Nesta manhã tambem foi realizada uma reunião com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) para definir a campanha específica para o grupo que é mais frágil ao vírus e tem prioridade. Até o momento mais de 12 mil indígenas foram imunizados, cerca de 26% do total de 48,5 mil que moram no Estado. As duas doses devem ser aplicadas em 30 dias.
Em 24 horas 9 pessoas morreram por conta da doença em Mato Grosso do Sul. Outros oito casos estão em investigação. De ontem para hoje 582 novos sul-mato-grossenses infectados.Campo Grande (105), Corumbá (83), Dourados (78), Três Lagoas (41), e Paranaíba (34) são os municípios com maior número de registros.A média móvel indica que cerca de 18 vidas foram interrompidas em decorrência da Covid nos últimos 7 dias.