Rádios On-line
COVID-19

MS já analisa cepa P1 mais transmissível do coronavírus

Amostras já foram coletadas e estados estão em alerta

27 JAN 2021 - 11h:34Por Gabi Couto/CBN

A nova cepa P1 do coronavírus já pode estar circulando em Mato Grosso do Sul. Amostras de pacientes já foram encaminhadas para Instituto Adolfo Lutz, que é referência no país. O alerta foi emitido para todos os secretários estaduais. A cepa P1 é mais agressiva e transmissível. Ela foi detectada em Manaus (AM) e São Paulo (SP). 

jpnews · MS já analisa cepa P1 mais transmissível do coronavírus

Durante o boletim epidemiológico da doença divulgado nesta quarta-feira (27), o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, também afirmou que aguarda uma nova remessa de vacinas nesta semana. "Se isso se confirmar vamos iniciar a imunização nos idosos acima de 80 anos na semana que vem", revelou. Até o momento apenas idosos que moram em casas de repouso estão recebendo as doses. 

Também foi confirmado o início do funcionamento do 'vacinômetro' de Mato Grosso do Sul. Os dados devem ser repassados a SES até o final desta semana e serão divulgados a partir de segunda-feira (1º). 

Nesta manhã tambem foi realizada uma reunião com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) para definir a campanha específica para o grupo que é mais frágil ao vírus e tem prioridade. Até o momento mais de 12 mil indígenas foram imunizados, cerca de 26% do total de 48,5 mil que moram no Estado. As duas doses devem ser aplicadas em 30 dias. 

Em 24 horas 9 pessoas morreram por conta da doença em Mato Grosso do Sul. Outros oito casos estão em investigação. De ontem para hoje 582 novos sul-mato-grossenses infectados.Campo Grande (105), Corumbá (83), Dourados (78), Três Lagoas (41), e Paranaíba (34) são os municípios com maior número de registros.A média móvel indica que cerca de 18 vidas foram interrompidas em decorrência da Covid nos últimos 7 dias.

 

Deixe seu Comentário

Rádio CBN CG

Ver Todos os Vídeos