RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

MS tem mais de 1 mil casos novos e 24 óbitos

Com altas taxas de ocupação nos hospit, novos leitos devem ser abertos no Estado

Por Loraine França e Rosana Siqueira
03/03/2021 • 16h00
Compartilhar

Mato Grosso do Sul contabiliza nesta quarta-feira (3), 1.012 casos positivos de covid-19 e totaliza 184.117 infectados. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 24 óbitos foram registrados. Totalizamos, assim, 3.374 mortes causadas pelo novo coronavírus. Os últimos óbitos foram registrados em Campo Grande (10), Dourados (3) e Costa Rica (2). Os municípios Aparecida do Taboado, Coumbá, Dois Irmãos do Buriti, Iguatemi, Naviraí, Pedro Gomes, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas, registraram um óbito cada.

Com as mortes, a média móvel dos últimos sete dias apresenta alta de 32% em comparaçãocom 15 dias atrás, passando de 13,9 para 18,3.

O cenário da pandemia vem apresentando dados estatísticos que preocupam as autoridades de saúde estaduais e federais, principalmente no que diz respeito à ocupação de leitos de UTI. Na macrorregião de Campo Grande, 91% dos leitos de UTI do SUS estão ocupados. Em hospitais de referência no tratamento da covid-19, como o Hospital Regional, a ocupação ultrapassou os 100%, indicando que pacientes com o novo coronavírus ocupam, também, leitos destinados para pacientes com outras comorbidades. 

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação foi repassada pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende, durante live hoje. "Em MS a ocupação é de mais de 90% dos leitos e mais de 100% de ocupação. Por isso estamos procurando com muito afinco e esforço abrir novos leitos", salientou.

Situação crítica também é enfrentada por Dourados, que tem 93% dos leitos ocupados. Resende disse que pediu posicionamento do prefeito, Alan Guedes, sobre a abertura de 10 leitos no Hospital Universiário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Outros 10 leitos também devem ser abertos em Três Lagoas, que está com taxa de cupação de 80%. "Queremos dizer aqui que já temos avanços, mas nada vai adiantar se o principal, que é a prevenção e a adesão da população, principalmente, ao isolamento social e uso de máscara", destacou.

 

Coronavac

O Estado recebeu nesta manhã 27.800 doses da vacina Coronavac, do Insituto Butantan, repassadas pelo Ministério da Saúde. A SES vai realizar a distribuição das doses aos municípios e vem pedidndo agilidade aos prefeitos para que intensifiquem a vacinação, principalmente, em municípios com populações indígenas aldeadas.

De acordo com dados do Vacinômetro, 258 mil doses de imunizantes contra o novo coronavírus foram enviadas até agora aos municípios. A vacinação atingiu 4,2% da população estadual, o que coloca Mato Grosso do Sul como o sexto do país no raking, segundo levantamento do Consórcio de Veículos de Imprensa. O estado que mais vacinou é o Amazonas (6%). 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande