RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

MS tem produção florestal suficiente para atender fábricas

Com grande reserva de madeira, Estado pode atender gigantes da celulose

Por Rosana Siqueira
17/05/2021 • 12h00
Compartilhar

Mato Grosso do Sul conta hoje com uma grande reserva da matéria prima para abastecer novas fábricas de celulose que devem entrar em operação no Estado e em localidades próximas. A afirmação do gerente de consultoria em Energia e Agroindústria da Pöyry no Brasil, Dominique Duly, ganhou destaque no jornal Valor Econômico nesta semana.
Segundo ele, o Estado conta com oferta superior a 40 milhões de metros cúbicos de madeira sem casca, e apenas 20 milhões de metros cúbicos são consumidos. Considerando-se as novas fábricas de celulose anunciadas ou planejadas - Paracel em Concepción, no Paraguai; Suzano em Ribas do Rio Pardo; expansão da Eldorado em Três Lagoas; e Euca Energy em Alto Araguaia (MT) -, a demanda adicional de madeira será de 26 milhões de metros cúbicos por ano.
Mato Grosso do Sul é hoje o segundo Estado no Brasil na produção de eucaliptos, com mais de 1,7 milhão de hectares plantados, segundo informações do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.
“A implantação da Suzano em Ribas do Rio Pardo vai transformar a região. A nossa quarta indústria de celulose, além de gerar milhares de empregos no período de obra e quando estiver concluída, é o modelo de empreendimento sustentável que estamos fomentando para o nosso Estado, seguindo o conceito de indústria 4.0, com autossuficiência em energia limpa e outras práticas de ESG (índice que avalia as operações das principais empresas conforme os seus impactos em três eixos da sustentabilidade – o Meio Ambiente, o Social e a Governança)”, destacou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande