RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

Mulheres de MS integram revezamento mundial sobre rodas

Pela primeira vez Mato Grosso do Sul participa do Revezamento Women Riders World

Por Isabelly Melo
11/12/2019 • 14h56
Compartilhar

Nesta quinta-feira (12), 17 motociclistas de Mato Grosso do Sul irão participar do Revezamento Women Riders World Relay (WRWR), considerado um dos maiores movimentos para disseminar e incentivar o motociclismo feminino mundial. As sul-mato-grossenses irão percorrer mais de mil km entre as cidades de Campo Grande, Ponta Porã e Chapadão do Sul.

Algumas integrantes do Revezamento Foto: Arquivo Pessoal

O movimento mundial chega pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, após passar por várias cidades do mundo, como Costa Rica, Nicarágua, Honduras e outros. Neste ano, ao fim de todo o percurso, o destino será a África do Sul.

De acordo com Graziela de Oliveira Bernardo, escolhida como guardiã representante do bastão aqui no Estado, o revezamento nasceu na Escócia, com o objetivo de chamar a atenção das industrias para a demanda existente, dentro do mundo sobre duas rodas, para as mulheres.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A cada dia nos deparamos com um número crescente de mulheres querendo pilotar, nos últimos cinco anos o público feminino atingiu 50% do número de procura por habilitação. E a aquisição de motocicletas por mulheres também cresceu. No estado, há vários ‘motoclubes’ integrados exclusivamente por pilotas, como é o exemplo das Ladies of The Road (grupo com maior número de guardiãs),  Divas, Luluzinhas, Marruás, Maravilhas do Asfalto, Minervas e Águia Real, Perpétuas e Bruxas Red. Seja por hobby, viagens ou para o uso diário vemos cada vez mais mulheres nas ruas e estradas do estado”, destaca Graziela.

Na quinta-feira (12), as motociclistas aceleram em direção a divisa entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, para receber o bastão das paraguaias. Na sexta-feira (13), as sul-mato-grossenses voltam para Campo Grande, desembarcando na Praça das Araras. E após mais de 600km percorridos, as representantes do Estado partem em direção a Chapadão do Sul.

A guardiã líder de Mato Grosso do Sul, Graziela de Oliveira, junto com as outras guardiãs irão revezar a condução do bastão, que segundo Graziela representa o empoderamento e união das mulheres.

Para conferir de perto o bastão que chegará até a África do Sul, as motocicletas e claro, conhecer as motociclistas que vão participar dessa aventura é só comparecer na Praça das Araras, localizada no cruzamento com a Rua Dom Aquino, no bairro Amambai, entre 15h e 17h da sexta-feira, dia 13.

O grupo

As tratativas para a participação no Revezamento iniciaram em março deste ano, e de acordo com Graziela desde então algumas mulheres demonstraram interesse em participar do percurso. “Aí foi eleita uma embaixadora (nacional), daí ela entrou em contato com o pessoal na Inglaterra, e então falaram para a gente montar a rota no Brasil. Depois foram contatando algumas lideranças dentro do Estado.”, explicou a líder guardiã estadual.

Os preparativos para o WRWR foram se desenrolando por redes sociais, com a liderança de Graziela, que foi escolhida como guardiã de Mato Grosso do Sul. A servidora pública, por já conhecer várias mulheres que pilotam, começou a formar um grupo para o Revezamento.

O bastão chegou no Brasil no dia 8 de dezembro em Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao todo, mais de cinco cidades participam do percurso, que somará seis mil quilômetros, passando por Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e por fim, São Paulo. No dia 23 de dezembro, o bastão segue rumo a África do Sul.

Ouça a matéria completa:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande