Rádios On-line
RCN/CBN EM AÇÃO - LIVE 2020

Mussak destaca as 4 virtudes necessárias para liderança na crise ao diretor de operações do Sebrae-MS

Cautela, fortaleza, temperança e justiça são fundamentais para avançar e vencer momentos adversos

20 OUT 2020 - 19h:05Por Marcus Moura/CBN

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova realidade de crescimento e evolução para as empresas e lideranças em 2020. Para o professor e fundador da Sapiens Consultoria em Desenvolvimento de Lideranças, Eugênio Mussak, os lideres precisam praticar quatro virtudes para garantir a mudança e evolução.

Em resposta à pergunta do diretor de operações do Sebrae-MS, Tito Estanqueiro, sobre como uma liderança deve se reposicionar em face da aceleração da evolução trazido junto com a pandemia, ele disse que gestão, liderança, temperança e justiça são fundamentais para avançar e vencer momentos adversos.

“A mudança de uma empresa começa pela mudança na cabeça das pessoas. A questão é que eu não consigo mudar o modelo mental coletivo da minha equipe se eu não mudar o meu próprio modelo mental. Mas, nós temos um grande problema quanto a isso, porque nós não aceitamos tão fácil a mudança, por alguns motivos até biológicos. Isso demanda mais energia, porque se eu estou fazendo algo diferente do que eu faço acabo implementando mais energia. Essas quatro virtudes que eu disse são essenciais para garantir um processo saudável de transformação”, disse.

Mussak ressalta que o medo também é uma das maiores barreiras enfrentadas por gestores e líderes. “Essa é mais antiga e forte barreira do ser humano, o medo do desconhecido, de saber o que vai acontecer. Como não sei o que vai acontecer lá fora, vou manter o que eu já domino. O medo por um lado é bom porque nos protege do perigo, mas ao mesmo tempo ele nos impede de crescer e evoluir”, acrescenta.

A coragem é característica determinante para o crescimento, ainda de acordo com o professor. “Eu diria a você que a tentativa de economizar energia e o medo. Ele tem que ter determinação e não ser preguiçoso. Não digo que ele não tenha que ter medo, mas o líder tem que ter coragem. É preciso deixar bem claro que a coragem não é a ausência do medo, mas sim a vontade de avançar mesmo com o medo. A coragem não é um sentimento, é uma característica acompanhada pelas quatro virtudes essenciais: a cautela, a fortaleza, a temperança e a justiça”, finalizou.

RCN/CBN em Ação – Live 2020

Pioneiro em Mato Grosso do Sul, o projeto RCN/CBN em Ação - Live 2020 apostou na inovação para superar a barreira imposta pelo distanciamento social e levar ao maior número de pessoas possível o debate em multicanais. Seja nas ondas do rádio, no sinal de televisão, ou via algoritmos da internet as palestras deste ano estão sendo transmitidas ao vivo em 14 canais do grupo RCN de Comunicação, algo inédito no Estado.

Ruy Shiozawa 

O próximo palestrante do projeto RCN/CBN em Ação – Live 2020 é o engenheiro e CEO da Great Place To Work, Ruy Shiozawa. O encontro virtual acontecerá no dia 17 de novembro (terça-feira), também às 18h30, e terá como tema principal a nova realidade dos ambientes nas organizações. Engenheiro de Produção e Mestre pela Escola Politécnica da USP com Especializações nos EUA, Japão e Espanha, Shiozawa possui grande experiência nas áreas de relacionamento com clientes, pré-vendas, tecnologia da informação em empresas de diversos segmentos, tais como Claro, Telefônica, GVT, Diageo e Dow Química.  Foi eleito Executivo de TI do Ano em 2002, além de ter recebido 6 outros prêmios nacionais e internacionais. É influencer no LinkedIn desde 2015. É autor do livro “Qualidade no Atendimento e Tecnologia de Informação”, pela Editora Atlas.

Deixe seu Comentário

Rádio CBN CG

Ver Todos os Vídeos