RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

Paróquia de São José celebra 70 anos com novena, quermesse diária, megabolo e noite italiana

Cerca de 5 mil pessoas participam das missas na Paróquia nos finais de semana

Por Redação/CBN
11/03/2019 • 14h51
Compartilhar

Uma das igrejas mais antigas e tradicionais de Campo Grande, a Paróquia de São José comemora 70 anos neste mês com novena, quermesse diária, noite italiana, o tradicional bolo com alianças e procissão. Cerca de 5 mil pessoas participam das missas nos finais de semana.
A tradicional novena de São José começou no domingo (10) e segue até a próxima segunda-feira, com missas às 6h15 e às 19h de segunda a sexta-feira; às 6h15 e 18h no sábado e em seis horários aos domingos. No dia do padroeiro, no dia 19 de março, a comunidade participa da missa solene e procissão a partir das 19h.
Na parte social, a igreja promoverá miniquermesse diariamente, com pasteis (carne, queijo e bacalhau), cachorro-quente, pão de queijo, batata frita e bebidas. Na sexta-feira (15), a igreja promove noite italiana, com festival de massas, no salão paroquial a partir das 20h.
No próximo domingo, os festejos começam com café da manhã, almoço e quermesse a partir da missa das 16h30. O cardápio ainda inclui carreteiro, espetinho, galinhada, doces e bebidas.
O ponto alto dos festejos terá o corte do tradicional bolo de São José, com distribuição de alianças para quem procura casamento, sorteio da motocicleta zero quilômetro e quermesse.
Patrimônio histórico e cultural de Campo Grande, a Igreja São José foi construída pelos salesianos há 92 anos. Em 8 de maio de 1927, Padre João Crippa, que nomina uma das principais ruas da Capital, abençoou o oratório voltado para os jovens, dando início à capelinha, onde fica atualmente a Capela da Sagrada Família, totalmente reconstruída.
O atual prédio começou a ser construído em 1939 por Camilo Boni e só foi concluído dez anos depois, após a morte de Padre João Crippa. O sacerdote faleceu em 1941 em Três Lagoas.
O templo foi inaugurado em 24 de março de 1949, quando a igreja foi elevada a condição de paróquia. No dia 24 de maio de 1958, com a posse de Dom Antônio Barbosa como primeiro bispo de Campo Grande, a São José se transformou em catedral provisória. Este título prevaleceu até 1991, quando o Papa João Paulo II instalou a catedral definitivamente na Igreja de Santo Antônio.
Segundo padre Leandro Antônio Ribeiro, pároco desde 2001, cerca de 5 mil fieis participam das missas aos finais de semana na São José.
Igreja São José: 3317-4960

 

(Com informações de Assessoria)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande