RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

Parque das Nações e Parque do Prosa sediam jogos radicais

Evento deve atrair pelo menos 800 atletas de Corrida de Trilha, Mountain Bike e Stand Up Paddle

Por Redação
27/09/2017 • 08h58
Compartilhar

O Parque das Nações Indígenas e o Parque Estadual das Nascentes do Prosa, áreas contíguas localizadas no coração de Campo Grande, sediam de 17 a 19 de novembro os Jogos Radicais Urbanos. É a primeira vez que as duas unidades serão palco de atividades esportiva. 

O evento deve atrair pelo menos 800 atletas de três modalidades, são elas: Corrida de Trilha, Mountain Bike e Stand Up Paddle. Para o público assistir às competições, está sendo preparada uma ampla estrutura de suporte e todos os cuidados necessários para não causar nenhum impacto ao meio ambiente. Durante o lançamento do projeto, nesta terça-feira (26), no hotel De Ville, em Campo Grande, o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna, foi enfático nesse sentido.

“Quando o Rodrigo Terra [diretor da Fundação Municipal de Esportes] nos trouxe o projeto, chamamos os técnicos do Imasul e avaliamos se seria possível, se haveria algum impacto. Porque nada pode atrapalhar o ritmo dos animais, causar danos à flora ou ao lago. É importante dizer que tivemos esse cuidado. Os parques são muito valiosos para Campo Grande, melhoram a qualidade do ar, produzem o bem estar da família campo-grandense”, disse Senna.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão acompanha o novo direcionamento da Semagro para uso das unidades de conservação do Estado, que procura levar as pessoas para interagir e desfrutar dos recursos naturais. “Entendemos que o cidadão só vai ser sensível ao apelo ambiental se conhecer e se sentir integrado à natureza”, ponderou o secretário.

Cuidados ambientais

As competições de Stand Up Paddle serão no lago do Parque das Nações, já a Corrida de Trilha e a Prova de Montain Bike acontecerão nos dois parques. Os atletas vão circundar o Parque das Nações Indígenas e após adentram nas matas do Parque do Prosa. No caso da Montain Bike a pista acompanha a orla do Parque do Prosa, já a Corrida de Trilha corta a reserva ao meio por um caminho existente. Nenhum galho será retirado, nada será feito especificamente no parque para sediar as competições, assegura a diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís Caramori, que responde interinamente pela presidência do órgão ambiental.

A competição de Stand Up Paddle integra o Campeonato nacional da modalidade e a etapa de Campo Grande será a final, portanto, os campeões serão conhecidos aqui. O presidente da Federação, Ivan Tadeu dos Santos, disse que várias cidades se ofereceram para sediar a etapa, mas Campo Grande foi escolhida pela estrutura disponibilizada e, sobretudo, pela grandiosidade do evento e as belezas naturais do espaço da competição. “Decidimos abraçar com quem tem competência para fazer um evento desse porte”, frisou.

A organização das equipes é feita pelas entidades esportivas que representam as modalidades no Estado e no País. As inscrições dos atletas coemçam no dia 1º de outubro e serão feitas exclusivamente pelo site do evento: www.jogosradicaisurbanos.com.br. A estrutura que será montada compreende equipes médicas, bombeiros, seguranças e todo suporte para garantir conforto e tranquilidade aos participantes.

Programação

17/11 – Sexta-Feira
14h às 20h – Entrega de Kit
Local: Neo Esporte – Rua Manoel Inácio de Souza, 1369
19h – Congresso Técnico SUP (Stand Up Paddle)
Local: Hotel Deville – Avenida Mato Grosso, n. 4250 – Carandá Bosque

18/11 – Sábado
10h às 20h – Entrega de Kit
Local: Neo Esporte – Rua Manoel Inácio de Souza, 1369
10h – Congresso Técnico Corrida de Trilha
Local: Hotel Deville – Avenida Mato Grosso, n. 4250 – Carandá Bosque
10h – Congresso Técnico Mountain Bike
Local: Hotel Deville – Avenida Mato Grosso, n. 4250 – Carandá Bosque
9h – Competição SUP (Stand Up Paddle)
Local: Parque das Nações Indígenas
17h30 – Competição Corrida de Trilha
Local: Largada -Parque das Nações Indígenas

19/11 – Domingo
7h – Competição de Mountain Bike
Local: Parque das Nações Indígenas

(Informações da Semagro)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande