RÁDIOS
Campo Grande, 20 de abril

Pastagens de MS estão ameaçadas por praga sem controle

Há relatos de infestação por percevejo castanho em vários municípios da região norte. Produtores não sabem o que fazer

Por Éder Campos
28/11/2018 • 11h38
Compartilhar

Produtores rurais e empresas de sementes forrageiras estão apreensivos com o percevejo castanho (scaptocoris castanea), uma praga que está fora de controle e atacando várias propriedades na região norte de Mato Grosso do Sul.

Há relatos de perdas com até 100% em pastagens infectadas pelo inseto que se alimenta da seiva das raízes de todas as culturas. As pastagens do gênero brachiaria são as que têm maior incidência e  recebem ataques mais severos, o que está colocando produtores em alerta.

O pecuarista Fábio Giron, Fazenda Araçatuba do Piquiri, de Pedro Gomes (350 km da capital), diz que há 10 anos aproximadamente identificou a praga em sua fazenda. Atualmente, cerca de 200 hectares estão infestados. “Eu tive uma perda muito severa, mais de 200 hectares eu perdi de marandu, piatã, MG4 e também de panicum”, diz Giron.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte Fabrícia Zimermann Torres, ainda não há controle capaz de conter o avanço do inseto  “O produtor terá que conviver com a praga. Nutrir bem a planta com adubação pode minimizar as perdas, não existe controle químico ou biológico para combater”, ressalta a pesquisadora.

As empresas que cultivam e vendem sementes de pastagens também estão receosas com o domínio e a falta de controle dos insetos. Osmair Nogueira, engenheiro agrônomo e gerente comercial de uma empresa, diz que  a situação é alarmante. “Fizemos visitas a clientes e verificamos áreas com 30, 40 até 70% de danos, sendo necessário reforma de pasto. Os ataques continuam mesmo depois do pasto reformado. Estão totalmente dizimados, a questão agora é o que fazer”, indaga Nogueira.

O pecuarista Fábio Giron buscou ajuda da Embrapa, porém diz acreditar que a entidade está sem recursos para investir em pesquisas de manejo. “Estive na Embrapa, conversei com pesquisadores, disseram que é falta de fertilidade ou adubação, mas não é! Fiz reformas, adubação de correção, nada resolveu", conta Giron.

Por enquanto, o produtor terá que conviver com a praga e seguir as recomendações agronômicas sugeridas pela Embrapa para tentar minimizar as perdas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande