RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Perdas da safra de milho serão contabilizadas a partir da próxima semana

Equipes da Aprosoja irão dimensionar os impactos climáticos desta temporada

Por Éder Campos/Giovanna Dauzacker
27/05/2021 • 12h30
Compartilhar

A segunda safra agrícola 2020/2021 de milho deverá ser comprometida pelas condições climatológicas que estão afetando o desenvolvimento da cultura.

Segundo informações do Boletim circular 408 do SIGA/MS, divulgado pela Aprosoja/MS, referente à 3ª semana de maio, desta temporada, mesmo chovendo no último fim de semana aqui no Estado, entre 2 e 100 milímetros, o volume foi considerado insuficiente para suprir a necessidade hídrica do cereal.

Toda essa complicação foi provocada pelo atraso na colheita da soja e pelas condições inadequadas para o plantio. O resultado até o momento deve manter sustentado o preço do grão e pode pressionar o custo de outras atividades do agronegócio sul-mato-grossense, como a avicultura e suinocultura.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 O desenvolvimento agronômico do milho está sendo afetado em algumas lavouras já pode ser observada espigas não granadas (sem grãos). Embora a previsão frustra a expectativa de uma boa colheita, o boletim informa que mantém estimativa de 2 milhões de hectares de lavoura de milho no estado, produtividade média de 75 sacas por hectare, com produção de 9 milhões de toneladas.

A partir da próxima semana, as equipes da Aprosoja vão a campo dimensionar dessa perda.

Na região norte do Estado, produtores já contabilizam perdas acima dos 60%, é o caso de João Trivelatto de São Gabriel do oeste.

Conforme os dados do boletim do SIGA/MS, Mato Grosso do Sul possui boas condições em 25% de suas lavouras, 78% em estado regular e 17% ruim. As regiões Sul Fronteira e Sudoeste apresentam entre 2% e 9% de lavouras em boas condições, regulares 88% e 98% e, ruim até 10%.

As regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste variam entre 4% e 12% de boas condições, regulares entre 66% e 81% e ruins até 21%. Entretanto, as regiões Oeste e Centro possuem condições abaixo do potencial das demais. Podendo se encontrar lavouras ruins 25%; regulares entre 61% e 66% e em bom estado até 4%. Em algumas lavouras já pode se verificar redução de até 60% da média da produtividade, passando de 110 para 66 sacas por hectare.

Confira as informações completas:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande