Rádios On-line
POSICIONAMENTO

Pesquisa de opinião aponta CBN como terceira força do rádio em Campo Grande

A Rádio que Toca Notícia lidera audiência entre os ouvintes que buscam informação com agilidade

14 MAR 2019 - 13h:30Por Redação

Após um ano e três meses do início de suas operações em Campo Grande, a Rádio CBN, emissora controlada no Mato Grosso do Sul pelo Grupo RCN de Comunicação, acaba de ser apontada em pesquisa de opinião popular como terceira força entre as emissoras instaladas na capital.

Para medir o nível de influência, o posicionamento e conhecer melhor o público que consome notícia pelo rádio, a diretoria da CBN encomendou ao Instituto de Pesquisas Cenário um levantamento de opinião pública que foi realizado de forma espontânea com 620 entrevistados entre os dias 15 e 18 de fevereiro em todas as regiões de Campo Grande. O nível de confiança da pesquisa é de 96%.

De acordo com os resultados apresentados pelo Instituto, a CBN já é a terceira força do rádio na capital de Mato Grosso do Sul e lidera com folga a audiência entre os ouvintes que buscam se manter informados através de programas de rádio. Conforme o levantamento, quase 70% da população que vive em Campo Grande, tem o hábito de ouvir rádio com frequência. 

Como prática, a CBN decidiu não identificar as emissoras concorrentes, pelo nome. Uma forma, inclusive, de preservar a imagem das empresas que apareceram na pesquisa com percentual de audiência inferior que o obtido pela própria CBN.

No cenário apresentado pelo Instituto, a Rádio (A) lidera a audiência na capital com 12,3% da preferência dos ouvintes de rádio. A Rádio (B) aparece com 8,9%, à frente da Rádio (C) e da CBN que aparecem tecnicamente empatadas com 7,7 e 7,6% respectivamente.

Já a Rádio (D) obteve percentual de 6% no levantamento, seguida das Rádio (E) com 5,6%, Rádio (F) com 3,9% e da Rádio (G) com 3,4%. A Rádio (H) apareceu na pesquisa com 1,9% à frente da Rádio (I) com 1,8%.

Ainda, segundo o Instituto Cenário, 20,7% dos entrevistados responderam que dão audiência a emissora escolhida, pelas notícias veiculadas diariamente e outros 33,6% afirmaram ouvir rádio por preferência musical. Os ouvintes de notícia em rádio que vivem em Campo Grande se interessam por temas relacionados a polícia, política, esportes e cultura.

A pesquisa encomendada pela CBN é uma primeira avaliação feita pela diretoria executiva da emissora que considera importante saber a opinião do consumidor sobre a notícia produzida diariamente pela Rádio que tem como principal característica, o jornalismo. Para o Diretor Executivo da CBN, Estevão Congro, os números refletem um posicionamento forte e grande credibilidade junto a opinião pública. “Nós temos uma linguagem específica, buscamos levar informação de qualidade, com dinamismo e isenção ao nosso público. Essa é uma marca da emissora que é referência nacional e há 17 anos considerada Top of Mind no país”, destacou Estevão.

Além do jornalismo diário, a CBN conta com um grande time de colunistas altamente qualificados e que produzem conteúdo informativo diário nas mais diversas áreas. Jornalistas na capital e em diversas cidades de Mato Grosso do Sul, integram o Estado diariamente através da informação e em Brasília, uma correspondente exclusiva da CBN Campo Grande, acompanha as atividades dos integrantes da bancada federal de Mato Grosso do Sul, no Congresso Nacional.

Na CBN a informação é plural e a comunidade tem demonstrado grande interesse em estabelecer comunicação com a emissora que tem investido no jornalismo comunitário. Ainda na avaliação de Estevão Congro, o atual posicionamento da CBN em Campo Grande é reflexo de uma atuação isenta, respeitosa e criativa. A programação da emissora é disponibilizadas diariamente no site da cbncampogrande.com.br e nas redes sociais, o que acaba dando vida longa ao conteúdo produzido pela CBN. A CBN tem promovido e apoiado eventos em Campo Grande e em diversas cidades de Mato Grosso do Sul.

O Grupo RCN de Comunicação controla 12 empresas de comunicação em Mato Grosso do Sul. A base operacional é Três Lagoas onde é afiliada da TV Cultura e produz diariamente mais de 7 horas de programas jornalísticos, sites de notícias, revistas, jornal, painel de led e mídia digital indoor. O RCN também mantém operações com emissoras próprias em Paranaíba e em Aparecida do Taboado. O sinal das emissoras do Grupo RCN impactam diariamente pelo menos 40 municípios de Mato Grosso do Sul. Todo o conteúdo jornalístico produzido diariamente por mais de 50 profissionais, é compartilhado entre todos os veículos.

Deixe seu Comentário