RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Pesquisa revela aumento de 8% no consumo de medicamentos manipulados

Entres os itens estão, fórmulas para aumentar a imunidade, prevenir a gripe e vitaminas no auxílio para tratamento da covid-19

Por Thais Cintra
09/06/2021 • 09h00
Compartilhar

ACESSE O LINK PARA OUVIR A  MATÉRIA COMPLETA: 

Dados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), mostram que o Brasil apresentou aumento de 8% no consumo de medicamentos manipulados, nos três primeiros meses de 2021, se comparado ao mesmo período de 2020. Além de medicamentos para aumentar a imunidade, produtos que auxiliam na prevenção da gripe e vitaminas utilizadas como complemento para tratamento da covid-19 estão na lista dos mais procurados.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa revela que o país também registrou aumento no consumo de medicamentos manipulados, com crescimento e até 50% em 2020, se comparado ao ano anterior. A farmacêutica Daniely Proença, que integra a Comissão de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia de MS, diz que a manipulação de medicamentos permite o uso de determinado componente em formas e quantidades personalizadas.

“Às vezes você compra na drogaria e o medicamento vem em drágea. A manipulação nos permite fazer em líquido, em forma de xarope, goma, pastilha ou sachê para diluir em água. Com isso, conseguimos fracionar em capsulas menores, o que facilita a ingestão dos medicamentos” explicou.  

Segundo o Diretor executivo da Anfarmag, Marco Fiaschetti, o crescimento da demanda pelo produto individualizado no último ano é consequência da pandemia. “As farmácias de manipulação aumentaram a venda de medicamentos não só para o usuário final, mas também para aqueles pacientes hospitalizados, acamados pela covid-19, que frequentemente necessitam de formulações especiais, por não conseguir ingerir comprimidos”, explicou.

Realizada em estabelecimentos associados, a pesquisa mostrou que a demanda da população por esses medicamentos também está relacionada à pandemia, uma vez que nos meses de pico o consumo chegou a crescer até 50%. De forma geral, os parâmetros refletem aumento de vendas de medicamentos e produtos complementares, incluindo álcool gel e vitaminas para aumento da imunidade.

Entre maio e julho de 2020, os números indicaram uma elevação da venda de produtos manipulados, com índices que variam entre 20% e mais de 50% do volume de comercialização. Os profissionais do segmento de farmácias de manipulação estão sendo demandados por instituições de saúde para o fornecimento de formulações.

Os dados gerais de dezembro, em comparação com os meses anteriores, demonstraram aumento superior a 50% do volume de produtos comercializados em 2,8% das farmácias de manipulação; crescimento de 20% a 50% foram registrados em 11,2% dos estabelecimentos; e houve crescimento de até 20% para 45,8% das empresas.

Os números de elevação da demanda representam, no total, a resposta de cerca de 60% dos entrevistados, que afirmaram que o período foi de alta nas vendas das fórmulas.

Com informações da CFC-CRF/MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande