RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

"Pix" está disponível em mais de 700 instituições financeiras

Especialista tira dúvidas sobre utilização do aplicativo

Por Thais Cintra/ CBN
17/11/2020 • 13h13
Compartilhar

Nesta semana a Rádio CBN Campo Grande inicia a série de entrevistas sobre o Pix, novo sistema de transações bancárias online, que já está disponível em 734 instituições financeiras de todo o país. Muita gente ainda tem dúvidas em como utilizar o aplicativo e quais benefícios o cadastro oferece.

De acordo com a doutora em Tecnologia e especialista em Proteção de Dados, Janete Bach Estevão, o serviço do app é gratuito exceto em situações de fins comerciais. "Não há tarifa para pessoa física e empresários na modalidade MEI (Micro Empreendedor Individual). Para fins comerciais pode ser cobrada uma taxa. Clientes que realizarem acima de 30 transações por mês, serão cobrados pelo serviço", ressaltou.

Lembrando que a chave PIX não é obrigatória, mas vem para facilitar e agilizar a movimentação bancária. A especialista ainda afirma que de imediato, a TED (Transferência Eletrônica Disponível), não vai deixar de existir. "Ainda é cedo para dizer se os clientes utilizaram apenas o novo sistema. Só no primeiro dia de cadastro, 1 milhão de transações foram realizadas, é provável que com o tempo o próprio mercado comece a cair em desuso”, afirmou.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Janete esclarece que o PIX é considerado seguro, dentro dos aplicativos das instituições financeiras homologadas no Banco Central. “É necessário a pessoa prestar atenção para atualizar as chaves. O banco não envia mensagens aos clientes e a autenticação é feita somente pelo app”, finalizou.

Confira a entrevista completa:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande