RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

PMMS realiza evento inédito do "Espadim Tiradentes"

Solenidade vai condecorar cadetes recém formados de MS nesta sexta-feira (26)

Por Thais Cintra
26/02/2021 • 12h00
Compartilhar

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul está formando os novos Cadetes em evento histórico onde será entregue o “Espadim Tiradentes – arma símbolo dos cadetes”. Cerca de 53 alunos-oficiais, aprovados em concurso público,  ascenderão ao quadro QOPM após conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A solenidade ocorre hoje (26), às 16h na Academia de Polícia Militar localizada na Av. Duque de Caxias, 8423 – Vila Nova Campo Grande.

História e Simbologia 

O Espadim carrega em si uma simbologia secular, originário da época do Czar Alexander III, que, no comando do Exército Russo, solicitou que seu armeiro forjasse pequenas espadas de aço em comemoração às vitórias em campanhas militares, a serem distribuídas aos príncipes do império, que deveriam portá-las até estarem aptos ao exercício do comando.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, o oficialato era destinado apenas à nobreza, mas, devido o uso constante nas escolas militares pelos jovens aristocratas, o Espadim foi difundido pela Europa, vindo a se tornar peça do uniforme em vários países. Nas Polícias Militares do Brasil, a arma recebe o nome de seu patrono, Joaquim José da Silva Xavier, sendo conhecido como “Espadim Tiradentes” e entregue aos Cadetes.

A formação realizada no Estado, possibilita aos futuros Oficiais conhecerem a dinâmica técnica e operacional da PMMS, desde os primeiros passos dentro da Instituição. Os catetes, que já são Bacharéis em Direito, têm sido forjados para atenderem a sociedade sul-mato-grossense com honra e destemor, tratando a comunidade com técnica e humanidade, para fortalecer a imagem da Polícia Militar e reforçar o compromisso em bem servir o povo do nosso Estado.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande