RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

Procon autua dois postos e uma conveniência

Em uma conveniência foram encontrados 23 produtos com prazo de validade expirado

Por Redação
21/08/2017 • 12h30
Compartilhar

 Força-tarefa da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast); da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon); do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) inspecionou sete postos de combustíveis da Capital e duas conveniências nesse fim de semana.

A ação foi coordenada nacionalmente pela ANP com o objetivo de verificar a qualidade dos combustíveis vendidos aos consumidores. A equipe de fiscalização do Procon autuou dois postos por ausência de informação clara sobre diferenciação de preços e por falta de visibilidade das placas e uma loja de conveniências por expor à venda produtos vencidos.

Em um dos estabelecimentos, os preços expostos na entrada do posto informam somente o preço em dinheiro e débito. O posto pratica diferenciação de preços, mas o preço do combustível no crédito está exposto apenas nas bombas. No outro local, o valor do Diesel S500 não estava visível e as placas em locais de difícil constatação à distância. Além disso, a placa do percentual de diferenciação entre o preço da gasolina e do álcool continha informação errônea.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na conveniência, foram encontrados 23 produtos com prazo de validade expirado, entre pacotes de amendoim crocante e bebidas. Os itens vencidos foram descartados no local, na presença dos fiscais.

Os técnicos da ANP fizeram testes para verificar o percentual de etanol na gasolina e de água no etanol e recolheram amostras para análise da qualidade dos combustíveis. Os fiscais do Inmetro realizaram a análise da conformidade das bombas nos sete postos, verificando entre outros itens, se as instruções estão corretas, se o valor confere com o volume de combustível, se há vazamentos, volume mínimo, o comprimento das mangueiras das bombas e a vazão de litros por minuto. No total, 33 bicos de gasolina e etanol foram examinados pelo Inmetro.

(Informações da assessoria)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande