RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

Produtividade da safrinha deve ser a menor desde 2018 em MS

Em algumas regiões, produtores esperam perda de até 60% da produtividade

Por Giovanna Dauzacker
21/05/2021 • 13h43
Compartilhar

Com a falta de chuva nas lavouras, os produtores sul-mato-grossenses devem colher, em média, 75 sc/ha nesta segunda safra 2020/2021 de milho, segundo o monitoramento do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA MS). A produtividade é a menor desde 2018, quando os produtores colheram 70,13 sc/ha.

Todas as áreas do Estado precisam de água. Caso a chuva se normalize nos próximos dias, em Maracaju, município da região Oeste onde a média histórica para a produção é de 100 sacas, o número pode cair para até 60. Já em Rio Brilhante e Dourados, localizados mais para o sul, as perdas podem chegar a 50%.

Mais ao norte de Mato Grosso do Sul, em São Gabriel do Oeste, uma das principais áreas produtoras do Estado, algumas lavouras esperam perda de produtividade de até 60%, segundo o produtor rural João Trivelato. “Difícil um ano igual a esse. Nós estamos com perda de 60% até o momento, correndo o risco de aumentar”, lamenta.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A crítica situação hídrica atinge não só o Estado, mas toda a região Centro-Sul do país, onde áreas estão sem chuva há meses.

A previsão para os próximos dias é de que as temperaturas caiam. O que causa preocupação é se, caso esfrie em municípios da região sul, sem que haja chuva, tenha geadas.

Confira a entrevista com o produtor João Trivelato:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande