RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Cidades na bandeira cinza terão esquema de "abre e fecha" restrito

Nos 43 municípios estão liberados postos de vacinação, supermercados, bancos, escolas e órgãos estaduais

Por Thais Cintra
11/06/2021 • 07h00
Compartilhar

Com a atualização do programa “Prosseguir”, 43 cidades de Mato Grosso do Sul estão na “bandeira cinza” (grau extremo para transmissão de covid-19), e terão que seguir uma série de restrições para frear o avanço da doença. O Toque de Recolher nestas municípios inicia às 20h até às 5 da manhã do dia seguinte, e apenas serviços essenciais podem funcionar durante o período. Na lista de serviços permitidos estão: postos de vacinação, supermercados, bancos, escolas e serviços de órgãos públicos como o Detran-MS. A nova definição passa a valer neste domingo (13).

Serviços essenciais

Os supermercados poderão abrir normalmente, funcionando inclusive após o Toque de Recolher, assim como os açougues e conveniências que vendem alimentos. Eles terão apenas que cumprir as medidas de biossegurança determinados para as atividades.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os postos de vacinação também vão seguir horários fixados, já que são considerados essenciais e permitidos em todas as bandeiras.  As agências bancárias e lotéricas poderão abrir as portas em todas as classificações dos municípios. Os serviços estaduais funcionarão em todas as cidades. Em repartições como o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), os serviços também estarão disponíveis.

Os estabelecimentos da construção civil estão permitidos, assim como as escolas, consideradas essenciais e permanecendo abertas até na classificação cinza, com apenas 50% da capacidade instalada. De acordo com a Consultoria Legislativa do Governo (Conleg), bebidas alcóolicas poderão ser vendidas somente no sistema “delivery” nas cidades de bandeira cinza, sendo proibida a compra nos supermercados, conveniências e estabelecimentos comerciais similares. Nas demais bandeiras está autorizado.

O que não pode nas cidades com bandeira cinza?

Os shoppings ficarão fechados em cidades com bandeira cinza, mas abertos nos demais municípios, seguindo as regras já preestabelecidas. Nas lojas e estabelecimentos comerciais o funcionamento depende da bandeira de classificação. No caso do setor de vestuário por exemplo, só podem funcionar no sistema delivery. Neste caso fecha ao público, mas o funcionário pode trabalhar normalmente. Os espaços comuns de condomínios também estão proibidos.

Conforme decreto, os municípios que não adotarem as recomendações deverão apresentar justificativa técnica para o descumprimento das regras. O documento deverá ser encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), que fará a avaliação do caso. Quem descumprir as regras estabelecidas pode ser penalizado. Também pode ser configurado como crime contra à Saúde Pública.  

Lista de cores das cidades, conforme o Prosseguir

Bandeira cinza: podem funcionar apenas as atividades essenciais.

Bandeira vermelha: permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco.

Bandeira laranja: podem funcionar atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco.

Bandeira Amarela: permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande