Rádios On-line
16832
CBN EM AÇÃO

Público lotou última palestra de 2019

Paulo Vicente Alves falou sobre estratégias e competitividade

19 NOV 2019 - 20h:32Por Loraine França

"Basicamente eu vim falar para vocês sobre o futuro. Onde estou? Para onde vou? Como é que eu vou?" Assim o professor Paulo Vicente Alves iniciou sua fala na última palestra do ano do CBN em Ação. Com plateia lotada, o evento aconteceu nesta terça-feira (19) em Campo Grande.

Referência no mundo das estratégias, Alves é professor da Fundação Dom Cabral e falou sobre estratégias e vantagens competitivas para 2020. Segundo o professor, é preciso entender, em primeiro lugar, os ciclos tecnológicos ao longo da história para que assim, possa se compreender o ambiente e o momento pelo qual o mundo e o Brasil passam. 

De acordo com o modelo de ciclos tecnológicos utilizado por Alves, denominado Kondratieffs, os avanços da tecnologia são dívidos em seis ciclos e ao final de cada um, ocorre uma crise política, social e econômica. "Esses ciclos forçam a reinvenção do capitalismo. Isso força o capitalismo a investir em tecnologias e essas novas tecnlogias forçam a impulsão tecnológica", explica o professor.

Para Alves, as tecnologias vão alterar o mundo aos poucos e refletir, principalmente, sobre a 'inteligência competitiva". "Não tente liderar em tudo. Pense em sua empresa, pense em seu setor. Disso aqui o que faz sentido pra mim? Disso aqui, como incorporo as tecnologias para, efetivamente, ganhar em competitividade?". 

 

Assista a palestra completa:

 

 

Deixe seu Comentário

Rádio CBN CG

Ver Todos os Vídeos