RÁDIOS
Campo Grande, 18 de março

Renais crônicos correm risco de perder benefício

Pacientes realizam ato de protesto contra ameaça ao benefício

Por Loraine França
20/10/2018 • 09h05
Compartilhar

Benefício garantido por lei é utilizado pelos pacientes que precisam de hemodiálise para sobreviver
Por “Eu mesma, eu vou morrer, porque não consigo aguentar sozinha”. A fala é de Margarida Martine, 56 anos, renal crônica que depende de hemodiálise três vezes por semana e não possui condições financeiras de arcar com as despesas de transporte para realizar o tratamento que garante sua sobrevivência.

Ela e outros mil pacientes no Estado, correm o risco de perder o benefício do vale transporte gratuito garantido por lei às pessoas carentes que fazem diálise e hemodiálise.

Nesta semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, decidiu pelo fim da gratuidade do transporte aos pacientes renais crônicos após ação do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Mato Grosso do Sul (Setur). 

CBN: BANNER CTC MARÇO 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o advogado Antônio Alves Dutra Neto, representante da Associação Beneficente dos Renais Crônicos (Abrec), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul julgou a ação do sindicato como improcedente, mas a entidade recorreu ao STF. “Nós vamos entrar com um recurso, com agravo interno onde esse voto do ministro relator será submetido ao plenário do STF. Vamos utilizar os argumentos de que isso [o vale transporte] é um direito à saúde e não ao transporte”, explica. 

Protesto
Na quinta-feira (19), cerca de cinquenta pacientes atendidos pela Abrec realizaram protesto na sede da instituição em Campo Grande contra o fim do vale transporte gratuito. “Eu garanto pra vocês, eu vou contar o número de óbitos que nós vamos ter se essa lei começar a valer”, afirmou a médica nefrologista e presidente da Abrec, Maria Aparecida Arroyo. 

“Muitas pessoas aqui não têm condição [de pagar o vale transporte], não têm nem um prato de comida pra por na mesa. Como nós vamos pagar a passagem ? Tá caro!”, lamenta Margarida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande