RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

Russos reabrem mercado de carne

Bloqueio surgiu após a inspeção sanitária da Rússia identificar a presença de substância proibida em lotes enviados do Brasil

Por Valdecir Cremon
02/11/2018 • 08h38
Compartilhar

Produtores brasileiros voltam a exportar carne industrializada, neste mês, para compradores russos, após um ano de bloqueio, desde que autoridades sanitárias daquele país identificaram a presença de ractopamina, uma substância proibida na Rússia, destinada a estimular o metabolismo do animal e aumentar proporção de carne magra. 

A informação foi publicada na quarta-feira (31) pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em sua conta no Twitter, durante viagem a Dubai, nos Emirados Árabes. 

“Uma notícia boa. Desde de dezembro nós esperávamos a reabertura desse mercado. Algo muito desejado e esperado em especial pelos suinocultores brasileiros. Por isso estamos comemorando”, disse o ministro na postagem. 

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), cargas brasileiras poderão ser embarcadas para o território russo neste mês. Conforme o Serviço Federal para Vigilância Sanitária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), foram reabilitadas quatro plantas localizadas no Rio Grande do Sul, das empresas Alibem Alimentos, Adele Indústria de Alimentos e Cooperativa Central Aurora

Alimentos
Para o presidente da ABPA, Francisco Turra, reabertura do mercado russo para a carne suína brasileira, “A retomada deste mercado tem um significado importante, em especial, pela representatividade que a Rússia desempenhou nos últimos anos, como principal destino das vendas brasileiras”.

Desde o início do embargo, a Rússia deixou de importar do Brasil o equivalente a 230,4 mil toneladas – em torno de 40% de tudo o que o país teria exportado no período, tomando como referência as exportações realizadas entre janeiro a outubro de 2017.

Com a reabertura, exportadores brasileiros têm boas expectativas quanto à retomada das vendas para o Leste Europeu, que se somarão às importações de carne suína para os mercados da Ásia e da América do Sul.

Vencida essa barreira para a carne suína, agora a preocupação se volta mundialmente, incluso o Brasil que é um grande player do produto, para duas doenças, a PSA e PSC (peste suína africana e peste suíno clássica, no entanto pode ser algo positivo para o Brasil. 

Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA diz que “Com o problema sanitário de Peste Suína Africana ocorrente em diversos grandes produtores de carne suína pelo mundo, o Brasil, que não registra focos da enfermidade, tem despontado como possível parceiro na segurança alimentar dos países afetados”.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o país exportou 6,557 milhões de toneladas de carnes em 2017, contra 6,558 milhões de toneladas em 2016, redução de 1,6 mil toneladas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande