RÁDIOS
Campo Grande, 18 de abril

Saiba o que é necessário para o 2º dia de prova

Estudantes de todo país finalizam o ENEM impresso neste domingo

Por Isabelly Melo com Agência Brasil
24/01/2021 • 07h21
Compartilhar

Neste domingo (24) estudantes de todo o país fecham o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 impresso, com o segundo dia de prova. Os inscritos terão cinco horas para resolver questões de matemática e de ciências da natureza. Após o encerramento do Enem impresso o gabarito das provas objetivas será divulgado até dia 27 e, as notas finais, no dia 29 de março.

Dicas para o 2º dia de prova

Conheça as regras do exame e fique atento ao que pode e ao que não pode ser levado ao local de prova:

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Infográfico: Agência Brasil

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Enem tem regras especiais de biossegurança. Este ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, a máscara de proteção facial passa a integrar a lista. É recomendado ainda que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação) haverá álcool em gel nos locais de prova, para que os estudantes higienizam as mãos. Caso queiram, é permitido que cada participante leve o próprio álcool em gel.

Os participantes podem levar também a própria água e/ou bebidas não alcoólicas e lanche. Além disso, caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha.

A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

É importante lembrar que participantes que estiverem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao exame, mesmo que tenham participado do primeiro dia de aplicação.

Nesses casos os candidatos poderão fazer a prova na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Para isso, poderão fazer o pedido pela Página do Participante a partir de segunda-feira (25).

Enem 2020

Além do formato impresso, neste ano o Enem terá prova digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

No primeiro dia de aplicação da prova impressa, o exame teve uma abstenção recorde de 51,5%. Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, 2.842.332 faltaram às provas.

O exame foi suspenso no estado do Amazonas, onde 160.548 estudantes estão inscritos para as provas; em Rolim de Moura (RO), onde há 2.863 inscritos; e, em Espigão D'Oeste (RO), com 969, devido aos impactos da pandemia nessas localidades. Esses estudantes poderão fazer as provas também na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Segundo o Ministério da Educação, foram cerca de 20 ações judiciais em todo o país contrárias à realização do exame.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande