RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

Saiba o que são as arboviroses e como se prevenir

Casos de doenças relacionadas a arbovírus aumentam durante o verão

Por Isabelly Melo
17/01/2020 • 14h23
Compartilhar

Arboviroses são doenças infecciosas causadas pelos chamados arbovírus, que engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos como aranhas e carrapatos. Existem cerca de 500 espécies de arbovírus, sendo que pelo menos 150 delas causam doenças em seres humanos.

Em Mato Grosso do Sul, segundo a Unimed Campo Grande, a maior incidência é de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças bem conhecidas como dengues, zika, febre chikungunya e febre amarela.

O verão é a época do ano em que essas doenças têm maior incidência, por isso o cuidado deve ser redobrado. Como explica a médica infectologista, Haydeé Marina do Valle Pereira.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os sintomas das arboviroses podem variar e são semelhantes aos da dengue, como febre e dor no corpo. Porém, segundo a infectologista é importante ressaltar que, apesar de apresentarem sintomas bastante parecidos, a intensidade é diferente em cada uma das doenças. Por isso é importante recorrer a orientação médica.

De acordo com Mariana do Valle a melhor forma de evitar a proliferação dessas doenças é combater o mosquito transmissor, não deixando água parada em qualquer recipiente que possa acumular água, tampando caixas d’água, tonéis e outros.

Ouça a reportagem completa:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande