RÁDIOS
Campo Grande, 23 de abril

Sancionada lei que prevê incentivo à doação de sangue em MS

Doações de sangue caem 10% em MS

Por Isabelly Melo
15/05/2021 • 11h33
Compartilhar

Com a baixa no nível de doações durante a pandemia, o governo de Mato Grosso do Sul sancionou na última semana a Lei 5.658, de autoria do deputado Zé Teixeira (DEM), que propõe a inserção de mensagem de incentivo à doação de sangue em faturas de consumo. Aprovada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul a nova lei já está em vigor.

Conforme o texto da lei, as concessionárias de serviços públicos essenciais, como água, energia elétrica e gás, assim como as operadoras de planos de saúde no Estado, poderão divulgar nas faturas de consumo a seguinte mensagem: “Doe sangue e ajude a salvar vidas!”.

Para a coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, a sansão da lei vem em boa hora. “É muito importante para o processo de conscientização da população. Será uma aliada poderosa para lembrar as pessoas de realizar esse ato de solidariedade”, afirma.

Conforme o Hemosul, apenas 2,2% da população do Estado é doadora de sangue. Na Capital o indicador chega a 3%. A rede passa por oscilações constantes no estoque, com baixa principalmente nos tipos sanguíneos O+ e O-. No ano passado o número de coletas de sangue diminuiu cerca de 10% em relação a 2019, o que representa 5 mil bolsas de sangue a menos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande