RÁDIOS
Campo Grande, 18 de março

SES amplia armazenamento de vacinas contra a covid-19

Ultra freezer emprestado pela UEMS, tem capacidade de 583 litros e vai armazenar imunizantes da Pfizer

Por Thais Cintra
12/05/2021 • 17h00
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) instalou nesta quarta-feira (12), um ultra freezer com capacidade de 583 litros, que vai armazenar vacinas da Pfizer contra a covid-19. O equipamento foi emprestado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), poderá ser resfriado até a temperatura de -86 ºC.

Os frascos da vacina da Pfizer podem ser armazenados até 5 dias em temperatura de 2 a 8 graus, que é a temperatura dos freezers das salas de vacina dos municípios. As vacinas da marca podem ser armazenadas até 15 dias em temperatura entre -15 e -35 graus e também durante seis meses em freezers com temperatura entre -65 e -90 graus.

Mato Grosso do Sul já recebeu dois lotes das vacinas da Pfizer totalizando 21.060 doses. O primeiro lote com 7.020 foi disponibilizado somente para Campo Grande. O segundo lote com 14.040 foi distribuído aos 79 municípios, com orientação para aplicação imediata da vacina.

CBN: BANNER CTC MARÇO 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que o Ultrafreezer é de extrema importância na continuidade do processo de imunização. “Diferente das outras vacinas que já estamos aplicando, a vacina da Pfizer necessita de condições especiais de armazenamento e o Ultrafreezer vai nos auxiliar na logística de armazenamento”, disse.

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), prof. Dr. Láercio Alves de Carvalho, ressaltou a importância da ajuda na universidade. “É motivo de orgulho para a UEMS poder contribuir com o aumento da capacidade de armazenamento das vacinas”, completou.

 O ultrafreezer foi instalado na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica e vai ajudar na ampliação da capacidade de armazenamento de imunizantes, possibilitando a elaboração de estratégias de distribuição da vacina da Pfizer aos municípios.

O Campus da UEMS em Aquidauana emprestou um Ultrafreezer ColdLab CL580-86 para a Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiologia para auxiliar no armazenamento por longos períodos do imunizante da Pfizer.

Informações da Assessoria 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande