RÁDIOS
Campo Grande, 28 de março

Setembro foi o mês mais seco dos últimos dez anos em MS

Os dados colocam setembro de 2019 como o segundo mais seco dos últimos 18 anos

Por Isabelly Melo
30/09/2019 • 11h42
Compartilhar

O mês de setembro de 2019 foi o mais seco dos últimos dez anos em Mato Grosso do Sul. A informação é da coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Franciane Rodrigues que explica o recorde histórico monitorado nas 28 estações existentes no Estado desde 2008. “Mesmo com as chuvas do dia 25, estamos terminando o mês com acumulados de chuva muito abaixo da média”.

Das chuvas registradas no Estado, as regiões sudoeste, pantaneira, central e norte foram os locais que menos registraram chuvas, com acumulados máximos de até 25 milímetros. Já nas demais áreas, o máximo registrado foi de 50 milímetros acumulados. “Esse resultado está muito abaixo da média esperada para setembro em MS que era de pelo menos 90 milímetros”, explica.

Apesar de registrar chuva significativa no dia 1° e no dia 25, Campo Grande teve apenas 16 milímetros de acumulado de chuva para o mês, quando o esperado para a capital em setembro era de 73,9 milímetros. Isso corresponde a 21,65% abaixo do que era esperado.

Os dados colocam setembro de 2019, como o segundo mais seco dos últimos 18 anos, pois na Capital, o monitoramento é feito desde 2001. O menor registro de chuva na Capital no mês de setembro, foi em 2007 com acumulado mensal de 4,4 milímetros, e 71 dias sem chuva, conforme a especialista do Cemtec.

* Com informações Portal MS 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande