RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

Setor de serviços de MS teve melhor desempenho do país em março

Alta de 11,8% frente a fevereiro superou o nível atingido antes da chegada da pandemia

Por Giovanna Dauzacker
12/05/2021 • 14h03
Compartilhar

O volume de serviços em Mato Grosso do Sul teve avanço de 11,8% em março, frente a fevereiro, segundo a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho do setor no Estado foi o melhor do país para o mês. A segunda maior alta foi registrada por Tocantins, de 9,9%.

Desde setembro do ano passado, os serviços do Estado demonstram recuperação e chegaram a superar o patamar pré-pandemia em dezembro, mas caíram em janeiro e fevereiro de 2021. Com esta alta de março, o setor volta a superar o nível alcançado antes da chegada da pandemia, 11% acima do volume registrado no segundo mês de 2020.

Segundo o economista Michel Constantino, o resultado positivo se deve, principalmente, a reinvenção das empresas prestadoras de serviço, em meio à pandemia e ao avanço da vacinação contra à Covid-19, sendo o Estado um dos que mais imunizaram a população.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As empresas começaram a se adaptar e a atender as pessoas de forma diferente, seja pela internet, o que acelerou os processos digitais, ou com medidas de biossegurança. Por outro lado, o destaque do Estado na vacinação traz resultados para a economia, o que tem previsão de aumento nos próximos meses”, explica.  

No acumulado do ano, o volume subiu 10,1% se comparado com o mesmo período do ano anterior, atingindo a terceira taxa positiva consecutiva nas comparações trimestrais. O índice acumulado em 12 meses passou de -1,4% em fevereiro para 0,2% em março e interrompe a sequência de resultados negativos iniciada em julho de 2020.

No Brasil, o volume de serviços caiu 4% em março, frente a fevereiro, mas teve alta de 4,5% se comparado ao mesmo mês do ano passado. Entre as 27 unidades federativas, 14 tiveram retração.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande