RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

STJ libera divulgação das notas do Sisu 2020

O presidente do Tribunal, João Otávio de Noronha, atendeu pedido do governo e liberou as notas nesta tarde (28)

Por Isabelly Melo
28/01/2020 • 15h34
Compartilhar

Após incertezas em relação a divulgação das notas de corte do Sisu 2020 (Sistema de Seleção Unificada), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberou a divulgação por volta das 16h10 da tarde desta terça-feira, após pedido do governo. A suspensão tinha sido decretada por causa de erros na correção do Enem 2019, que atingiram cerca de 6 mil candidatos de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Para conferir as notas acesse o portal do Sisu

Entenda o caso

A divulgação do resultado foi suspensa pela Justiça Federal após a Defensoria Pública da União (DPU) entrar com petição solicitando que o Ministério da Educação (MEC) comprovasse documentalmente a revisão das provas do Enem 2019. A decisão da Justiça Federal aconteceu no dia 25 de janeiro, ou seja, nove dias após a divulgação das notas do Enem 2019, afim de evitar possíveis prejuízos aos candidatos pelo erro nas notas, pois a pontuação é utilizada como forma de acesso a instituições públicas de ensino superior, por meio do Sisu 2020.

Isso porque após o MEC admitir erro nas notas do exame, no dia 18 de janeiro, cerca de 172 mil pessoas relataram algum tipo de erro na correção das provas, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Porém, mesmo com o grande número de reclamações, o Inep disse que foram encontrados erros nas provas de cerca de seis mil dos 3,9 milhões candidatos que prestaram o Enem 2019. O erro, de acordo com o Instituto, foi causado por uma falha no momento da impressão dos cadernos de questão, que tiveram as cores trocadas e, portanto, não eram compatíveis ao gabarito correspondente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande