RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

5ª Semana Estadual do Arquivo começa amanhã na Capital

Abertura do evento acontece nesta quarta-feira (8), a partir das 14h no MuArq

Por Redação
07/11/2017 • 16h00
Compartilhar

O Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade da Fundação de Cultura (FCMS) realiza de 8 a 10 de novembro, a 5ª Semana Estadual do Arquivo Público. O evento conta com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Museu de Arqueologia – MuArq -, a Rede Municipal de Ensino (Reme) e é aberto a estudiosos e pesquisadores, bem como a comunidade em geral. Tem como tema “Mato Grosso do Sul – Histórias e Memórias”, em alusão aos 40 anos da criação de Mato Grosso do Sul.

A abertura será nesta quarta-feira (8), a partir das 14h no MuArq, com a mesa redonda: “Aspectos da Formação Histórica e Social de MS” com os professores doutores Paulo Marcos Esselin (UFMS) e Paulo Roberto Cimó Queiroz, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A palestra será direcionada  para docentes de História da Reme e irá abordar  Mato Grosso do Sul, seu processo habitacional, bem como a construção de sua sociedade, cultura e forma identitária.

Durante a Semana Estadual do Arquivo, haverá visita técnica ao acervo do APE MS e ao acervo do MuArq, direcionada a professores de História e aos participantes do evento. O objetivo é atrair a parceria dos docentes e das escolas públicas de Campo Grande para a visitação ao museu e o acesso às exposições e atividades desenvolvidas pelo arquivo.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também haverá palestra “Câmeras antigas – histórias e memórias” na quinta-feira (9), às 20h,  com  o fotógrafo e funcionário público, Juliano Martins, dono de uma coleção de máquinas antigas e se tornou celebridade com uma matéria de um jornal da cidade sobre sua coleção de câmeras fotográficas. 

"O evento é uma oportunidade para que a cidadania cultural seja exercida. Neste momento, especial que celebramos os 40 anos de Mato Grosso do Sul, é importante que as pessoas conheçam a história guardada no arquivo público, tenham acesso aos arquivos do museu. A participação da sociedade em geral, e especificamente a participação dos professores é estratégica na promoção do acesso aos bens culturais, à cidadania cultural” reitera o secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery.

A "Semana"será realizada de 8 a 10 de novembro, com palestras e visitas técnicas no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, centro de Campo Grande. (Com informações da FCMS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande