Rádios On-line
SAÚDE

Vacina da Jansen deve imunizar pessoas na faixa dos 40

Sesau espera por lote que terá mais de 38 mil doses do imunizante para público de Campo Grande

16 JUN 2021 - 18h:15Por Thais Cintra

Campo Grande está na expectativa de receber 38,4 mil doses da vacina Jansen que deve chegar até quinta-feira (17). A ampliação se estende para pessoas de 40 a 49 anos, conforme informações do Ministério da Saúde, em reunião realizada na última semana com o secretário municipal José Mauro Filho.

Conforme a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), a orientação é para que a remessa de três milhões de doses do imunizante adquiridas pelo ministério seja destinada exclusivamente para capitais, dado o quantitativo limitado a ser distribuído e agilidade necessária à execução do total distribuído para evitar vencimento da vacina.

Com a disponibilização das doses, Campo Grande deve ampliar ainda mais na vacinação por faixa-etária, considerando que o imunizante é de dose única. Atualmente, o município está vacinando pessoas com 50 anos sem comorbidades e poderia avançar até pessoas com 40 anos. A Capital está entre as cidades do País que mais vacinaram proporcionalmente sua população e é referência em planejamento e eficiência.

O município chegou a 37.09% de toda a população vacinada com a primeira dose, índice superior a média de Mato Grosso do Sul, 36,32%, e Nacional, 25,79%, conforme dados extraídos das plataformas abertas para consulta disponibilizadas à população.  Em relação a segunda dose, a Capital dispara, tendo 15.19% da população imunizada, enquanto a média do Estado é de 13,90% e a Nacional, 11,17%.

Ao todo, 336.077 pessoas foram vacinadas em Campo Grande, sendo que 137.604, já completaram o ciclo vacinal, ou seja, receberam a segunda dose, totalizando 473.681 doses aplicadas.

O número de pessoas que receberam a segunda dose na Capital, ou seja, são consideradas completamente imunizadas, é superior a população de 77 municípios do Estado, que possuem menos de 120 mil habitantes. Apenas Dourados, segunda maior cidade do Estado, possui mais de 200 mil habitantes, segundo censo do IBGE.

Deixe seu Comentário