RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

Vazio sanitário da soja tem início em MS e MT

Intervalo é obrigatório e segue até 15 de setembro

Por Giovanna Dauzacker
15/06/2021 • 14h30
Compartilhar

O período de vazio sanitário da soja para a safra 2021 teve início neste dia 15 de junho em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e segue até 15 de setembro. Neste período, fica proibida a presença de plantas vivas da oleaginosa e o cultivo da cultura.

A medida é uma técnica agronômica de manejo de pragas e doenças, em especial para o controle da ferrugem asiática.

Segundo informações da equipe técnica dos órgãos de defesa sanitária, 90 dias são suficientes para evitar a contaminação e proteger as nossas lavouras de doenças que podem ter alto índice de devastação.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produtores rurais que cultivarem as plantas neste período estão sujeitos a multa. No Estado, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) é responsável pela fiscalização e notificação.

Entidades ligadas a pesquisas, como a Fundação Chapadão, de chapadão do sul emitiu um alerta para produtores da região diante da medida.

Nesta safra houve aumento em área e volume em Mato Grosso do Sul, o que fez do estado o maior do Centro-Oeste e o segundo maior do País, para a temporada. com alta de 7,1% em relação chegando 5,4 milhões de hectares e 22,5 milhões de toneladas, 9,4% a mais que na safra anterior.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande