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A Gestão de Conflitos no Ambiente Escolar

"Todo o conflito deve ser atacado no nascedouro, antes que a marola vire um tsunami"

Por Jacir Venturi
27/09/2016 • 14h04
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A escola é um espaço de aprendizagem, convivência e alegria. No entanto, também de conflitos. E é salutar que o seja, pois ela é um laboratório para a vida adulta e esta exige resiliência às frustrações, tristezas e divergências. Sendo impossível e até indesejável que se zerem os conflitos, há como minimizá-los.

Ademais, o ambiente escolar é um cadinho da comunidade na qual está inserido, e essa diversidade é uma riqueza, pois o convívio potencializa o desenvolvimento das habilidades humanas e sociais. Somos diversos, mas não precisamos ser adversos.

Todavia, no contexto escolar há a presença do bullying, que em geral é a principal fonte de hostilidades e sofrimento, sendo um indicativo de quanto a escola está comprometida moralmente. Todo o conflito deve ser atacado no nascedouro, antes que a marola vire um tsunami, e enfrentado em profundidade, não apenas tangenciado.

Diante de uma contenda, o conciliador deve ser imparcial, porém assertivo, e sempre que oportuno aliviar a tensão com uma boa frase de efeito, como a clássica de Shakespeare: “A tragédia começa quando os dois lados acham que têm razão.” Recomenda-se, ainda, enfatizar que há de prevalecer a força dos bons argumentos e a disposição para o diálogo.

Em casos mais extremados, o educador deve fazer uso de sua autoridade e exigir alguns minutos para uma reflexão em silêncio. E, sereno, retomar o diálogo com uma resenha do acontecido ou um toque de humor para desfazer as nuvens borrasquentas.

É consenso o fato de que a boa rotina, a comunicação eficaz, a disciplina e o bom ensino curricular definem uma gestão escolar eficiente e minimizam os conflitos. Tão importante quanto é oportunizar às crianças e aos adolescentes o convívio no ambiente escolar, pois é uma fase única na qual há um baixo custo em se aprender com os erros nas relações humanas. É um singular laboratório para a prática das inteligências inter e intrapessoais (segundo Gardner), que ensejam adultos flexíveis, abertos ao diálogo e que saibam conviver com a diversidade na futura vida profissional e familiar. De todas as virtudes, a mais importante é a solidariedade: base das relações sociais e a partir da qual se fundamenta uma convivência pacífica.

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