RÁDIOS

CULTURA

Cultura promove cadastro de artesãos e emite carteirinha

Por Redação
02/08/2017 • 09h15
Compartilhar

Equipe de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, responsável pelo cadastro e emissão das carteirinhas de artesão, estará na Diretoria de Cultura (prédio da antiga Prefeitura), nesta quarta-feira (2), das 10h às 12h e das 13h às 16h.

A presença dessa equipe em Três Lagoas tem a finalidade de realizar o cadastro nacional do artesão e artesã  e emitir e renovar, se for o caso, a Carteira Nacional do Artesão.

Com esse cadastro, o artesão passa a constar no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), valorizando assim as atividades que desempenha, com direito a uma série de vantagens e incentivos.

Entre as vantagens e direitos estão: a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; participação em oficinas e cursos de artesanato; acesso a incentivos fiscais; isenção do ICMS na comercialização dos produtos; facilidade de acesso ao microcrédito; e a possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins da Previdência Social, entre ouras.

Documentos

O cadastro para a emissão da carteirinha deve ser feito pessoalmente pelo artesão ou artesã, no local e horário informados acima, como explicou o coordenador da Casa do Artesão, Eduardo Nakamura.

Além dos documentos pessoais de identificação, como RG e CPF, há necessidade de apresentação de uma foto 3x4 recente e comprovante de residência.

Também se faz necessário a comprovação de autoria de uma peça de artesanato pronta e de uma peça em andamento e a concluir para breve demonstração da produção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura