RÁDIOS

ECONOMIA

Como empresas de serviços gerais superaram a crise

Muitos brasileiros estão optando por ser o próprio patrão em vez de esperar por emprego ou por uma vaga no mercado de trabalho

Por Beatriz Rodas
25/08/2016 • 11h54
Compartilhar

Mesmo diante a uma das piores crises do país, muitos brasileiros estão optando por ser o próprio patrão em vez de esperar por novas vagas no mercado de trabalho. Uma das empresas que mais estão se destacando no mercado são as que oferecem serviços gerais como pintura, pequenas reformas, encanador, eletricista, manutenção em imóveis, entre outros serviços. 

Segundo os dados da Pnad Contínua, a população brasileira ocupada do país fechou o trimestre móvel encerrado em abril em 90,6 milhões de pessoas. Isso significa um recuo 1,1% comparado ao trimestre encerrado em janeiro de 2015 e 1,7% quando mais ou menos 1,5 milhão de pessoas estavam trabalhando. 

Os famosos “maridos de aluguel”, são negócios que visam auxiliar pessoas com a vida corrida e que precisam e alguém para fazer alguma manutenção necessária, afinal, ao chegar em casa todos gostariam de poder descansar. 

Essas empresas nasceram da falta de tempo e conhecimento técnico. O que antigamente era um vizinho, parente ou amigo que trabalhava na área hidráulica e elétrica, ou então possuía um conhecimento em reformas e pinturas, hoje se tornaram empresários do ramo de serviços gerais. 

Com a alta do desemprego, muitas pessoas estão investindo o dinheiro do FGTS e do Seguro Desemprego em maquinários para desenvolver este tipo de trabalho como uma furadeira, materiais de pintura, máquinas de desentupimento, ferramentas e entre outros equipamentos. 

Segundo o senhor Alexandre, CEO da Alkamac, empresa especialista em máquinas para desentupimento, muitos dos seus clientes estão investindo em máquinas para começar o novo negócio, “o capital inicial para abrir uma empresa de serviços gerais não é muito alto, o que facilita o microempreendedor a investir em equipamentos de qualidade”, comentou. 

O público deste tipo de empresa são pessoas que optaram por morar sozinhas, recém-casados ou de união estável onde ambos precisam trabalhar. Pessoas com pouco tempo para fazer alguns serviços residenciais que vão do mais simples até o mais complexo como desentupimento dos canos sem prejudicar o sistema hidráulico da casa. Existem demandas de pessoas que tentaram se aventurar nas reformas ou tentaram resolver o problema de maneira caseira, mas acabaram prejudicando alguma parte da estrutura e depois precisaram optar por profissionais do ramo. (Com informações de Dino Assessoria)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia