RÁDIOS

ECONOMIA

Confira dicas de como economizar energia elétrica no inverno

Chuveiro elétrico, aquecedores e máquinas de lavar são aparelhos que consomem energia nesse período

Por Kelly Martins
22/06/2016 • 10h52
Compartilhar

O inverno iniciou no dia 20 e permanece até o dia 22 de setembro, período em que o clima fica mais frio e as noites mais longas. A vontade é de se aquecer, mas é preciso estar de olho no consumo de energia elétrica, principalmente, durante o banho.  O grande segredo da economia é utilizar o chuveiro elétrico sem exagerar para poupar o bolso, segundo a concessionária de energia Elektro, responsável pelo abastecimento de Três Lagoas e outras quatro cidades.

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os modelos mais comuns têm duas posições de temperatura e o consumo por hora pode duplicar nos dias frios: 4,50 a 6,0 kWh - na posição inverno (quente) e 2,10 a 3,50 - na posição verão (morno) kWh. Por exemplo, 15 minutos por dia para uma família de quatro pessoas equivale ao consumo de energia de 40 lâmpadas de 100W.

As temperaturas caem enquanto o uso dos aparelhos elétricos aumenta, para aproveitar o melhor da estação sem descuidar do consumo de energia, a Elektro elaborou algumas dicas. Confira:

Chuveiro elétrico 
Limitar o tempo é a melhor saída. Além de evitar fazer a barba, escovar os dentes ou se depilar durante o banho. Ajuste seu chuveiro, sempre que possível, na temperatura verão, o consumo é cerca de 30% menor que a posição inverno;

Aquecedores de ambiente
Também estão entre os maiores consumidores de energia elétrica. Durante o inverno, o consumo pode chegar a um terço do gasto doméstico com eletricidade. Evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos, utilize-o apenas quando estiver no ambiente e regule a temperatura para que o espaço não fique demasiadamente quente;

Máquinas de lavar e secar
 Utilize a capacidade máxima na máquina de lavar e atente para a quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue. Utilize a secadora somente se realmente necessário. Para controlar os gastos de perto, os clientes da distribuidora podem estimar o consumo de energia da residência no simulador on-line .

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia