RÁDIOS

ECONOMIA

Consumo de energia aumenta em 5,2% em julho

Crescimento do consumo de energia elétrica foi quase cinco vezes superior à média nacional

Por Danilo Fiuza
04/09/2012 • 11h01
Compartilhar

 

Impulsionado pelo desenvolvimento industrial e, consequentemente,pelo aumento populacional, o consumo de energia elétrica em Três Lagoas aumentou em 5,2% em julho se comparado ao mesmo período do ano passado. Conforme dados divulgados pela Elektro, empresa fornecedora de energia ao município, apenas no mês de julho Três Lagoas consumiu 26,2 gigawatts-hora (GWh). Metade disso é destinada ao setor industrial. Apenas em julho, o segmento consumiu 14,6 GWh. Em segundo lugar, embora com larga distância, está o consumo residencial, com 5,9 GWh, e o comercial, com 3,1 GWh. No mesmo mês em 2011, o município havia consumido 24,9 GWh.
Os resultados divulgados pela empresa colocam Três Lagoas acima da média nacional por quase cinco pontos no que se refere ao aumento de consumo de energia elétrica. Conforme os números da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgados na semana passada pela empresa de pesquisa, o consumo nacional de eletricidade registrou crescimento de 1,4% em julho, na comparação com o mesmo mês de 2011. Ao todo, o Brasil consumiu 35,9 mil gigawatts-hora (GWh). Segundo a publicação, o aumento do consumo foi puxado principalmente pelo segmento de comércio e serviços, com 6,6%. Já o consumo residencial apresentou crescimento modesto, de 1,7%, enquanto a indústria registrou queda pelo segundo mês consecutivo e ficou em 1,6%. 

DESENVOLVIMENTO
A Elektro atribui essa discrepância - entre o resultado nacional e o de Três Lagoas ao crescimento acelerado do município, que gerou aumento de 6,6% nas unidades consumidoras em doze meses.  Para se ter uma base, em um ano o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou aumento populacional de 1.68%, saltando de 103.536 moradores  para uma população de 105.224 habitantes.  Os dados foram divulgados na última sexta-feira.Atualmente, são abastecidos pela empresa 35.874 imóveis residenciais, 479 indústrias e 3.793 imóveis comerciais. 

Ainda segundo a Elektro, no primeiro semestre deste ano, foram consumidos 195 GWh em eletricidade. Desses, 50% foram destinados à indústria: o equivalente a 97 GWh; 52 GWh ao consumo doméstico e 27 GWh ao comércio.

O índice equivale a quase 25% de aumento se comparado ao ano passado. O crescimento é baseado na média mensal registrada em 2011, quando, durante os doze meses, foram consumidos 308 GWh – média de 25,6 GWh ao mês. Já a média mensal deste ano subiu para 32,5 GWh. A estimativa realizada pelo Jornal do Povo não leva em consideração as estações climáticas – que influenciam nos resultados de cada mês.

Em 2011, a indústria foi responsável pelo consumo de 158,3 GWh desse total, seguida pelo consumo residencial, de 79,7 GWh, e comercial, com 38,7 GWh, em 2011.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia