Rádios On-line
8503
Prefeitura PROREME 10 a 3011

Copom diz que gasolina não aumenta e preço cai em 2009

19 DEZ 2008 - 06h:31Por Redação

A maioria dos membros do Comitê de Política Monetária (Copom) discutiu a redução da taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual na reunião realizada nos 9 e 10 deste mês. Entretanto, por unanimidade, o comitê optou por manter a Selic em 13,75% ao ano. A informação está na ata da reunião divulgada ontem (18) pelo Banco Central.

Na reunião, o Copom avaliou que a desaceleração econômica por um período prolongado pode ampliar os efeitos da política monetária, que usa a Selic para controlar a inflação. Ou seja, o menor ritmo de crescimento da economia diminui a demanda por produtos e serviços e, por conseqüência, a inflação.

O Copom manteve a projeção de que não haverá aumento no preço da gasolina neste ano. Entretanto, o colegiado avaliou que, por conta do recuo dos preços do petróleo no mercado internacional, não está descartada possibilidade de redução no valor da gasolina no país em 2009.
Segundo a ata, ao “persistir o quadro atual do mercado de petróleo, não parece prudente descartar por completo a hipótese de que ocorram reduções de preços [da gasolina] em 2009”.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864