RÁDIOS

ECONOMIA

Criadores terão 12 mil doses de sêmen de graça

Associação realiza ação para ampliar rebanho de bovinas da raça Girolando

Por Valdecir Cremon
16/04/2016 • 14h06
Compartilhar

Doze mil doses de sêmen de touros da raça Girolando serão distribuídas gratuitamente em 2016 para produtores rurais de todo o Brasil. As primeiras doses foram distribuídas na semana passada em Goiás, um dos Estados que mais produz leite no país, pelos técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Cada produtor pode receber de 30 a 200 doses, dependendo do tamanho do rebanho, e precisa utilizá-las para inseminar as fêmeas do rebanho no período máximo de um ano.

O Sudeste e o Centro-Oeste estão entre as regiões com maior número de rebanhos colaboradores do Teste de Progênie de Girolando, mas a demanda vem crescendo também em Estados como Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

As fazendas cadastradas na associação como rebanho colaborador do Teste de Progênie receberão este ano doses dos touros participantes do 17º Grupo do Teste de Progênie da raça. São 24 animais avaliados quanto à capacidade de transmitir características importantes para a produção de leite a seus descendentes. 

Dentro de um sistema de seleção, o touro é responsável por mais da metade do melhoramento genético do rebanho, de acordo com técnicos. O Teste de Progênie é uma ferramenta de seleção do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). 

CADASTRO
Criadores interessados em receber as doses devem entrar em contato com a associação (34-3331-6000) ou fazer a inscrição pelo site (www.girolando.com.br). Para o cadastro é necessário fornecer dados para um termo de compromisso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia