Rádios On-line
8504
Território Teen

Crise e enchentes afetam balança comercial brasileira

2 DEZ 2008 - 07h:41Por Redação

A queda do preço de petróleo desencadeada pela crise econômica global, aliada aos prejuízos logísticos provocados pelas enchentes em Santa Catarina na última semana, baquearam as exportações brasileiras em novembro e ameaçam a meta do governo para 2008.


As importações, contudo, também já sofrem o abalo da alta do dólar e no mês passado ficaram bem abaixo do estimado pelo governo, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgados nesta segunda-feira.


Em novembro, o país teve superávit comercial de 1,613 bilhão de dólares, 20 por cento inferior ao saldo de novembro de 2007 mas 34 por cento superior ao de outubro.


As exportações somaram 14,753 bilhões de dólares, valor 1,740 bilhão de dólares abaixo do projetado pelo governo para o período.


A frustração, segundo o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, resultou principalmente da queda do petróleo e da paralisação do porto de Itajaí (SC) por conta das enchentes.


No período também foi registrada uma queda expressiva na exportação de minério de ferro, afirmou Barral.


No ano, as exportações brasileiras somam 184,125 bilhões de dólares, resultado 26 por cento superior aos 146,418 bilhões de dólares exportados no mesmo período de 2007.


Questionado por jornalistas se o país cumprirá a meta de exportação de 202 bilhões de dólares estabelecida pelo governo para o ano, Barral, pela primeira vez, não foi taxativo. "Se não alcançarmos, a gente vai chegar muito perto", afirmou.

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864