RÁDIOS

ECONOMIA

Economia mundial decolará no fim de 2009

Por Redação
20/11/2008 • 07h00
Compartilhar

A economia mundial voltará a decolar no fim de 2009, embora até lá ninguém possa descartar a possibilidade de uma "nova catástrofe" financeira, afirmou o diretor gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn.

"O crescimento voltará a decolar no fim do próximo ano, embora ainda haja muitos riscos, como o de uma nova catástrofe no mundo das finanças", afirmou o chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Strauss-Kahn considerou também que há um risco "real" de o crédito "não voltar a decolar" e que, por isso, "é legítimo pressionar os banqueiros para obrigá-los a emprestar".

"Os banqueiros emprestaram dinheiro a qualquer pessoa sem medir os riscos e agora estão tão assustados que não emprestam a mais ninguém", declarou.

Strauss-Kahn disse que o papel do FMI não é salvar o "capitalismo mundial" e comentou que a maioria dos dirigentes do planeta "não mediu a dimensão da crise e, portanto, não reagiu como devia a ela até meados deste ano".

Ele admitiu que o mundo está vivendo uma "crise do capitalismo", embora ela não anuncie o fim da economia de mercado. "O que está em queda é o liberalismo desenfreado, o egoísmo e a desregulamentação em todos os âmbitos", disse.

"Esta é a primeira verdadeira crise mundial, mas provavelmente não será a última", afirmou Strauss-Khan.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia